Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Carreira militar, aikidô e aula na Swat: o senador que complicou Bolsonaro

Marcos do Val, que envolveu o presidente em uma tentativa de golpe, como revelou VEJA, ficou conhecido por ministrar aulas de imobilização para policiais

Por Da Redação
Atualizado em 2 fev 2023, 13h38 - Publicado em 2 fev 2023, 12h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pivô de uma operação golpista, que envolveria o ex-presidente Jair Bolsonaro, para anular o resultado da eleição presidencial de 2022, conforme revelado por VEJA na edição desta semana, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) é dono de uma biografia curiosa.

    Nascido em Vitória (ES), em 1971, Marcos do Val é militar de formação. Ele se graduou como soldado no 38º Batalhão de Infantaria, localizado no estado onde nasceu.

    No entanto, a sua carreira tomou outro rumo a partir da fundação na década de 90 da CATI, uma empresa de segurança voltada para o treinamento de policiais. Com sua empresa, o militar difundiu maneiras de abordagens e imobilizações não letais no confronto físico, misturando a experiência nas Forças Armadas com seu treinamento em aikidô – ele é mestre em segundo grau na arte marcial japonesa e credenciado pela Federação Internacional de Aikidô, que fica em Tóquio.

    Graças ao sucesso de seus cursos, Do Val trabalhou como instrutor do grupo de elite da polícia dos Estados Unidos, a Swat (Special Weapons And Tactics). Também deu aulas para membros da FBI (a polícia federal americana), do DEA (departamento de repressão a narcóticos), U.S. Marshals (agentes federais), segurança do Vaticano, polícia de Roma e militares das Forças Armadas Americanas.

    O ex-senador passou a ganhar fama ao aparecer na mídia para comentar os temas nos quais é especialista, como fez nas críticas à Polícia Militar e ao governo de São Paulo por causa da operação que terminou com a morte da refém Eloá Cristina, em Santo André, em 2008.

    Continua após a publicidade

    Sua fama lhe rendeu o livro Um Brasileiro na Swat, escrito pela jornalista Ana Lígia Lira e publicado em 2013. Ele também participou da preparação de atores no filme Tropa de Elite 2.

    Marcos do Val entrou para a polícia se filiando ao PSB, em 2015. Três anos depois, foi para o Cidadania (então PPS) e foi eleito senador pelo Espírito Santo. Após oito meses de mandato, Do Val trocou novamente de partido e, até a sua renúncia, neste 2 de fevereiro, representava o Podemos-ES no Senado.

    Sempre foi um aliado do presidente Jair Bolsonaro no Congresso, como na CPI da Pandemia, quando defendeu o comportamento do governo em vários pontos do enfrentamento à Covid-19. Também é crítico do PT e do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.