Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Carlos Bolsonaro não quer Renato Feder no Ministério da Educação

Filho Zero Dois do presidente comanda a ala ideológica do governo, e quer ministro que continue com a "guerra cultural", em vez de discurso apaziguador

Por Roberta Paduan Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 jun 2020, 11h36 - Publicado em 25 jun 2020, 10h35

A postura simpática aos jornalistas e o tom apaziguador do secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, um dos cotados para assumir o lugar de Abraham Weintraub, não agradaram a parte mais radical do governo. O vereador licenciado Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), o filho Zero Dois do presidente Jair Bolsonaro, foi um dos mais contrariados com o candidato à pasta da Educação.

Carlos não gostou do “jeitão’ de Feder, que estaria sendo “simpático demais com a imprensa”. O secretário do governador Ratinho Júnior (PSD) seria “ingênuo” e não “compreende a doutrinação” implantada pela esquerda dentro das escolas brasileiras, segundo o filho do presidente.

Carlos Bolsonaro — assim como os ministros anteriores do MEC, Weintraub e Vélez Rodríguez — é seguidor das ideias do escritor Olavo de Carvalho, uma espéce de guru intelectual da ala ideológica do governo, marcada pelo radicalismo de direita.

A reunião em que Bolsonaro entrevistou Feder aconteceu na terça-feira 23. Além do presidente e de Feder, participaram os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Walter Braga Netto (Casa Civil) e Paulo Vogel, secretário-executivo, que assumiu a pasta interinamente, após a saída de Weintraub.

Na quarta-feira 24, dia seguinte ao encontro com Bolsonaro, depois de Feder conceder várias entrevistas à imprensa, um dos ministros militares palacianos ligou para dar um recado: ele deveria parar de falar com jornalistas. A postura solícita e amigável do economista de 41 anos teria desagradado Bolsonaro e principalmente Carlos, o pitbull do presidente.

Continua após a publicidade

Os ministros militares que participaram da reunião aprovaram Feder. Na avaliação dos generais, o próximo ministro deve ser um técnico, com capacidade de gestão e que não crie problemas para o governo, como seus antecessores olavistas Vélez e Weintraub — o último é investigado em inquérito que apura campanha de difamação contra ministros  Supremo Tribunal Federal.

Feder foi apresentado ao governador Ratinho Júnior pelo senador Ariovisto Guimarães (Podemos-PR), fundador do grupo Positivo. Inicialmente, ele contaria também com apoio do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), mesma legenda de Carlos Bolsonaro. Pereira, que é presidente nacional do Republicanos, dificilmente ficará contra o filho do presidente. Ou seja, Bolsonaro ainda vai considerar outros nomes e a indicação de Feder subiu no telhado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.