Candidato do PT sobe oito pontos e acirra duelo com bolsonarista em Cuiabá
Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) disputam o segundo turno na capital mato-grossense
O deputado federal Abílio Brunini (PL) tem 52,4% das intenções de voto no segundo turno da disputa pela prefeitura de Cuiabá, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada na segunda-feira, 14. O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) aparece atrás com 45,6%. Os números mostram uma disputa acirrada entre o bolsonarismo e o petismo em uma das capitais do agronegócio.
Os votos brancos e nulos são 1,2%, e outros 0,9% não sabem ou não responderam. No levantamento de votos válidos, em que são excluídos os nulos e brancos, o candidato do PL tem 53,5%, contra 46,5% do adversário. O instituto ouviu 1.201 eleitores entre os dias 8 e 13 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
No dia 5, véspera do primeiro turno, Cabral marcou 37%, segundo a AtlasIntel — ou seja, ganhou oito pontos desde a última sondagem. Já Brunini tinha 48%, uma oscilação dentro da margem de erro.
Aprovação
O levantamento mostra que 57% dos eleitores de Cuiabá aprovam a gestão do governador Mauro Mendes (União Brasil), que apoia Brunini no segundo turno. Outros 31% desaprovam e 12% não sabem. O desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que respalda a candidatura de Lúdio Cabral, é aprovado por 34%. Pelo menos 60% desaprovam a administração do petista e 6% não sabem.
O atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), é mal avaliado por 80% da população. Apenas 12% aprova sua gestão.
Problemas da cidade
Para 80,2% dos eleitores, o maior problema da capital mato-grossense é a saúde. Corrupção (40%), criminalidade (31,2%), educação (26,6%) e transporte público (25,2%), também estão entre as questões mais citadas.