Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Brasil adia exigência de vistos para visitantes de EUA, Canadá e Austrália

Governo Lula havia anunciado que, por falta de reciprocidade, revogaria a isenção dada por Bolsonaro a partir de 1º de outubro, mas medida ficou para 2024

Por Da Redação Atualizado em 13 Maio 2024, 21h16 - Publicado em 8 set 2023, 12h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que adiou para 10 de janeiro de 2024 a volta da exigência de vistos de entrada no país para viajantes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A medida estava prevista para entrar em vigor em 1º de outubro.

    A revogação da isenção havia sido anunciada pelo atual governo em razão da falta de reciprocidade desses três países – ou seja, conceder isenção também a brasileiros –, que seria uma tradição nesse tipo de negociação. “Foi dado de graça. Sem reciprocidade. Brasileiros continuaram a precisar de visto”, justificou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov, nesta sexta-feira, 8.

    A isenção de vistos concedida de forma unilateral pelo então presidente Jair Bolsonaro incluía também o Japão. Em maio, Lula esteve no país oriental e fechou acordo para liberar de vistos os brasileiros que entram naquele país e os japoneses que chegam ao Brasil. A medida recíproca vai entrar em vigor a partir de 30 de setembro.

    “No início do governo, por instrução do presidente, restabelecemos os vistos. Chamamos os países para tentar negociar. O Japão aceitou e negociamos. Outros alegaram que não era possível pela legislação de cada um deles”, disse Vieira. Segundo ele, a atual gestão segue disposta a negociar a isenção de visto na base da reciprocidade. “Ou seja, ao país que aceitar que os brasileiros viajem sem visto físico, daremos a mesma vantagem”, afirmou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.