PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Boulos esboça reação, mas Nunes é o favorito a vencer em São Paulo

Datafolha, Quaest e Paraná Pesquisas mostram que distância caiu para dez a onze pontos percentuais, mas virada é improvável na maior cidade do país

Por Da Redação 27 out 2024, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O deputado Guilherme Boulos (PSOL) conseguiu nos últimos dias reduzir a distância que o separa do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na corrida eleitoral em São Paulo, mas é improvável que o candidato da esquerda consiga a virada na maior cidade do país.

    Segundo pesquisa Datafolha divulgada no sábado, Boulos conseguiu diminuir a diferença para Nunes de 22 pontos (em pesquisa feita entre 8 e 9 de outubro) para 11 pontos (na sondagem divulgada no sábado, 26). Em votos totais, Nunes tem 48% contra 37% de Boulos.

    A Quaest também aponta uma diferença de 11 pontos percentuais em seu levantamento divulgado no sábado (45% a 34%), um ponto a menos que a distância que separava os dois candidatos na primeira pesquisa divulgada pelo instituto no segundo turno, em 16 de outubro (45% a 33%).

    Tanto no caso do Datafolha quanto da Quaest, as últimas sondagens foram feitas entre sexta-feira, 25, e sábado, 26, e, portanto, pegaram parcialmente eventuais efeitos do último debate, na TV Globo, e da sabatina de Boulos com o ex-candidato e coach Pablo Marçal, ambos feitos na sexta. As duas pesquisas também têm a mesma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

    Já o levantamento do Paraná Pesquisas divulgado na noite de sexta-feira, 24, e feito entre os dias 21 e 24 de outubro, antes do debate na Globo e da sabatina de Marçal, mostra uma diferença de 10,5 pontos percentuais a favor de Nunes (51,2% contra 40,7% de Boulos) – a vantagem é a menor desde que o instituto começou a projetar a disputa em segundo turno entre os dois candidatos na atual campanha eleitoral (veja quadro abaixo).

    Continua após a publicidade
    Eleições
    Vantagem de 10,5 pontos percentuais de Nunes sobre o Boulos é a menor da atual corrida eleitoral (Paraná Pesquisas/Reprodução)

    Votos válidos

    Quando são levados em consideração apenas os votos válidos, as diferenças de Nunes para Boulos são: quatorze pontos no Datafolha (57%a 43%), dez pontos na Quaest (55% a 45%) e 11,4 pontos no Paraná Pesquisas (55,7% a 44,3%).

    Histórico não ajuda Boulos

    Além da boa vantagem de Ricardo Nunes, uma virada de Boulos na reta final também é improvável em razão do histórico do eleitorado paulistano: desde que o segundo turno foi instituído nas eleições municipais, em oito eleições, em apenas uma delas, a de 2012, o candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno (Fernando Haddad, do PT) venceu a disputa na etapa final – ele bateu José Serra (PSDB) por 55,6% a 44,4%.

    No primeiro turno, Boulos teve 29,07% dos votos válidos e chegou pouco atrás de Nunes (29,48%) e pouco à frente de Marçal (28,14%).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.