A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) lidera a disputa pela prefeitura de Santos, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 8 e 13 de março e divulgada nesta quinta-feira, 14.
No principal cenário, com os candidatos que já se colocaram para a disputa, Rosana tem 36,1% das intenções de voto, seguida pelo atual prefeito Rogério Santos (Republicanos), que tem 27,0% — a margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos.
Rosana, atual presidente do PL Mulher SP, é próxima à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e já recebeu a vista do ex-presidente Jair Bolsonaro em Santos para declarar o seu apoio na eleição municipal. Já Santos era filiado ao PSDB e migrou para o Republicanos convidado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que apoia a sua candidatura. Ou seja, se esse cenário persistir, a corrida pela prefeitura terá uma disputa entre um nome apoiado por Bolsonaro e outro por Tarcísio.
Em terceiro lugar, aparece a ex-prefeita Telma de Souza (PT), com 19,8%, e a vereadora Débora Camilo (PSOL), com 3,0%. Entre os entrevistados, 8,1% disseram que iriam votar em branco, nulo ou nenhum, e 6,0% não souberam ou não quiseram responder.
Outro cenário
Em um segundo cenário simulado pelo Paraná Pesquisas, quem aparece numericamente na frente é o deputado federal e ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que marca 37,8%. Na sequência, mas empatada na margem de erro, está Rosana Valle, com 31,5%.
Nesse cenário, Telma de Souza tem 16,6%, e Débora Camilo aparece com 2,9%. Entre os entrevistados, 6,8% disseram que iriam votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 4,5% não quiseram ou não souberam responder.
Essa simulação não considera que Rogério Santos iria disputar a reeleição, uma vez que ele é aliado de Paulo Alexandre Barbosa, de quem foi assessor parlamentar, chefe de gabinete e secretário de Governo — e, com isso, recebeu o apoio para ser o seu sucessor. Barbosa ainda não disse se será candidato à prefeitura em 2024.
A pesquisa foi feita com 800 eleitores da cidade de Santos.