Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Belo Horizonte: Fuad cresce e assume 2ª posição, mas Tramonte ainda lidera

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 11, mostra força da máquina e do horário eleitoral

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 12 set 2024, 13h16 - Publicado em 11 set 2024, 18h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Além de confirmar a liderança de Mauro Tramonte (Republicanos) na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, com 27% das intenções de voto, a pesquisa Quaest/TV Globo divulgada nesta quarta-feira, 11, mostra a força da máquina e do horário eleitoral na definição das intenções de votos.

    O levantamento apontou um crescimento de 11 pontos percentuais do atual prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), em comparação com a pesquisa feita no final de agosto, quando ele registrava 9%. Com isso, ele chega a 20% e assume numericamente a segunda colocação na disputa pela primeira vez, aproximando-se da zona de empate técnico com o líder. Tramonte perdeu três pontos (tinha 30%).

    Fuad, no entanto, está empatado tecnicamente com o deputado estadual Bruno Engler (PL). O candidato bolsonarista tem 16% (no final de agosto, ele tinha 12%). A deputada Duda Salabert (PDT), com 11% (tinha 12%) também está empatada tecnicamente com Engler, mas não com Noman.

    Depois, aparecem Rogério Correia (PT), que oscilou entre as pesquisas de 6% para 5% das intenções de voto; e Carlos Viana (Podemos), que foi de 8% para 4%. Os demais candidatos tiveram menos de 3% das intenções de votos. Entre os entrevistados, 7% disseram estar indecisos e 6% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo.

    Horário eleitoral

    Únicos candidatos competitivos que cresceram nas pesquisas no período, Engler e Fuad são também os postulantes com maior tempo de rádio e TV. Engler tem direito a 1 minuto e 32 segundos diários de propaganda, enquanto o prefeito tem 1 minuto e 27 segundos. Entre os demais candidatos, só Rogério Correia tem mais de um minuto de exposição (1 minuto e 2 segundos).

    Continua após a publicidade

    Com o horário eleitoral, Fuad Noman tenta combater seu principal passivo como candidato: seu alto grau de desconhecimento junto à população. Há dois anos e sete meses no cargo, Fuad era vice-prefeito quando Alexandre Kalil (Republicanos) deixou o cargo para disputar o governo do estado, em março de 2022. Desde o início da campanha, o prefeito tem adotado a estratégia de colar sua imagem às obras feitas pela prefeitura para se tornar mais conhecido.

    Já Tramonte apresentava até junho o programa Balanço Geral na TV Record e é conhecido do eleitorado belorizontino, mas durante a campanha tem apenas 30 segundos no horário eleitoral. Ainda assim, é o candidato com a maior taxa de conhecimento entre a população, 56%. Ele já é seguido pelo prefeito, que pontuou 41% no quesito. O candidato do Republicanos venceria todos os concorrentes em um eventual segundo turno.

    A pesquisa, entrevistrou 1.002 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 8 e 10 de setembro. O  nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no  TSE sob o número MG-08280/2024.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.