Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Belém: Com rejeição de 75%, prefeito do PSOL terá dificuldade em reeleição

Edmilson Rodrigues não lidera nenhum cenário, segundo o instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 11h24 - Publicado em 13 mar 2024, 08h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Único do PSOL a comandar uma capital de estado, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, terá muita dificuldade para obter um novo mandato, segundo levantamento feito entre os dias 7 e 12 de março pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira, 13.

    De acordo com a pesquisa, Rodrigues não lidera nenhum dos três cenários prospectados pelo instituto. No principal deles, ele tem apenas 11,1% das intenções de voto, enquanto o líder da corrida é o deputado federal Éder Mauro (PL), que ostenta 26%. Atrás de Mauro, ainda aparecem o secretário de Esporte do governador Helder Barbalho (MDB), Cassio Andrade (PSB), e o deputado federal José Priante (MDB), ambos com 12,8%.

    Na sequência, surgem Edmilson Rodrigues, depois Everaldo Eguchi (que foi ao segundo turno na eleição de 2020), com 9,3%, o deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania), com 9%, e Italo Abati (Novo), com 2,4%. Como a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, Andrade, Priante, Rodrigues, Eguchi e Araújo estão empatados tecnicamente.

    Entre os entrevistados, 10,3% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 6,5% não souberam ou não quiseram responder.

    Rejeição

    Edmilson Rodrigues também aparece muito mal na pesquisa que sonda a rejeição dos eleitores aos candidatos – nada menos que 55,3% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. O atual líder, Éder Mauro, é rejeitado por 27,6%.

    Continua após a publicidade

    Avaliação ruim

    O grande problema para Edmilson Rodrigues até agora tem sido como a população de Belém vê a sua gestão: 75,4% dos eleitores desaprovam a sua atuação, enquanto 22,3% aprovam e 2,4% não souberam ou não quiseram opinar.

    Quando questionados sobre como avaliam o governo municipal, 70,4% disseram que ele é ruim ou péssimo, enquanto apenas 12,6% o classificaram como ótimo ou bom – outros 15,4% o consideram regular e 1,6% dos eleitores não souberam ou não quiseram opinar.

    União com o PT

    Edmilson Rodrigues está no seu terceiro mandato como prefeito de Belém. Além da última disputa, em 2020, ele venceu também as eleições municipais em 1996 e 2000 – nessas duas, ele era filiado ao PT, partido que deixou em 2005, quando se transferiu para o PSOL.

    Ainda assim, Edmilson continuou próximo ao PT, com quem fez aliança em 2020 – seu vice é o petista Edilson Moura. A aliança com o petismo, no entanto, é incerta para a disputa deste ano, uma vez que o partido de Lula cogita lançar candidato próprio em Belém.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.