Baralho do Crime: ferramenta já levou 324 procurados à prisão na Bahia
Apenas bandidos considerados muito perigosos passam a fazer parte do mecanismo, que tem taxa de sucesso de prisões de quase 79%
Acreditando que poderia aumentar a colaboração da população para identificar, localizar e prender criminosos, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) criou em 2011 o Baralho do Crime. A ferramenta, que já catalogou 411 dos bandidos mais procurados do estado até esta quinta-feira, 12, foi responsável por ajudar a prender 324 indivíduos pelas autoridades locais — quase 79% de sucesso.
No baralho, que possui os mesmo símbolos e lógicas das cartas de jogatinas, com números e naipes, as autoridades baianas apresentam à população os criminosos mais procurados, de maneira didática e acessível.
Os bandidos são apresentados com suas fotos e apelidos, além de serem classificados com base no grau de periculosidade. Quanto maior o número da carta, mais perigo o indivíduo representa para a sociedade — a partir da avaliação policial. A ordem de periculosidade começa com “A (Às)”, “K” (Rei), “Q” (Dama) e “J” (Valete), como os mais perigosos, indo até o número dois. No entanto, mesmo que o criminoso esteja numa carta de número três ou dois, por exemplo, ele já é considerado muito perigoso e fortemente procurado apenas por já estar no baralho.
A análise e a classificação dos procurados é feita por uma equipe técnica da SSP, que avalia o perfil e o histórico criminal de cada um.
As cartas são divulgadas sempre pelo Disque Denúncia, e apenas indivíduos considerados prioritários, cuja localização é desconhecida e cuja captura é de grande interesse, são selecionados para entrar no baralho.
A reação de Lula ao ser aconselhado a decretar intervenção na segurança do Rio
A provocação de Lázaro Ramos após megaoperação no Rio
Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Combate ao tráfico: Cláudio Castro se sai melhor que Lula, aponta pesquisa







