Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

As capitais onde PT e PL travam briga direta na reta final do 1º turno

Em Cuiabá e João Pessoa, lulistas e bolsonaristas disputam vaga no segundo turno, enquanto em Fortaleza há possibilidade de duelo entre ambos na etapa final

Por Valmar Hupsel Filho 30 set 2024, 09h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No discurso que fez em dezembro passado na Conferência Eleitoral e Programa de Governo do PT, evento que marcou a consolidação das diretrizes que o partido adotaria nas eleições municipais deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estimou que as disputas entre candidatos lulistas e bolsonaristas iriam dominar os pleitos, numa espécie de reedição da eleição presidencial de 2022. “Sinceramente, acho que vai ser outra vez Lula e Bolsonaro disputando essas eleições nos municípios”, disse na ocasião. O cenário apresentado pelas pesquisas de intenção de votos nas capitais na reta final da campanha, entretanto, aponta para uma situação bem diferente.

    Um confronto direto entre candidatos do PT e do PL no segundo turno pode ocorrer apenas em Fortaleza. Em outras duas capitais, João Pessoa e Cuiabá, petistas e bolsonaristas disputam entre si uma das duas eventuais vagas no segundo turno.

    Na capital cearense, onde a disputa é uma das mais acirradas do país, o deputado federal André Fernandes (PL) pode enfrentar o deputado estadual Evandro Leitão (PT) no segundo turno. Os dois, que se apresentam como candidatos de Jair Bolsonaro e de Lula, respectivamente, estão empatados tecnicamente na liderança, com 25% e 23% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada pela Quaest na quarta-feira, 25.

    Fernandes e Leitão se isolaram na liderança após aumentarem suas intenções de votos em relação à pesquisa divulgada no dia 15, enquanto o então líder da disputa, Capitão Wagner (União Brasil) perdeu sete pontos no período — o candidato tinha 24% no levantamento anterior e agora tem 18%. Ele está empatado com o atual prefeito, José Sarto (PDT), que manteve os 18% registrados no dia 15.

    Em Cuiabá, a disputa é liderada pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), com 34%, segundo pesquisa divulgada pelo Real Time Big Data no último dia 18. O instituto aponta uma disputa pela segunda vaga do segundo turno entre Abílio Brunini (PL), que marcou 28%, e Lúdio Cabral (PT), com 20%.

    Continua após a publicidade

    Na capital paraibana, o ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT) e o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) são concorrentes diretos pela segunda vaga no segundo turno. Além deles, corre por fora o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos).

    Os três registram índices similares na pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira, 25. O instituto aponta Cartaxo e Carneiro com 13% e Queiroga com 10%. O trio, no entanto, depende do desempenho do líder das pesquisas.

    O atual prefeito, Cícero Lucena (PP), tem ampla vantagem em sua tentativa à reeleição. Na pesquisa Real Time Big Data ele aparece com 53% das intenções de votos. Se a votação do prefeito for neste patamar em 6 de outubro, a eleição em João Pessoa será definida no primeiro turno.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.