Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Após fuga combinada do debate eleitoral, Boulos e Nunes caem e Marçal sobe

Levantamento Paraná Pesquisas mostra crescimento do coach que é candidato do PRTB

Por Da Redação Atualizado em 23 ago 2024, 11h40 - Publicado em 23 ago 2024, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os candidatos à prefeitura de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo)
    Os candidatos à prefeitura de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo) (Kaio Lakaio/VEJA; Kaio Lakaio/VEJA; Egberto Nogueira/Ímãfotogaleria; Facebook/Reprodução; Kaio Lakaio/VEJA; Julia Godoy/Divulgação/VEJA)

    As ausências dos candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) marcaram a pauta do debate eleitoral realizado por VEJA na última segunda-feira, 19, em São Paulo. Entretanto, se o objetivo da manobra era evitar o confronto com Pablo Marçal (PRTB) e isolar o rival, o tiro parece ter saído pela culatra — o coach teve depois disso o maior crescimento nas pesquisas eleitorais, ao passo que os dois principais candidatos perderam espaço entre o eleitorado, segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira, 23.

    Publicidade

    De acordo com a sondagem, Nunes ainda lidera a corrida eleitoral no primeiro turno, com 24,1% das intenções de voto, seguido por Boulos, com 21,9%. Dentro da margem de erro de 2,6 pontos percentuais, os dois encontram-se tecnicamente empatados em primeiro lugar. Em relação ao levantamento anterior, publicado em 8 de agosto, o prefeito perdeu 1 ponto no apoio eleitoral, enquanto o deputado do PSOL recuou 1,3 ponto.

    Publicidade

    Em contrapartida, Marçal subiu 5,4 pontos percentuais no mesmo período, passando de 12,5% para 17,9% na pesquisa atual. Considerando a margem de erro, o coach chega ao cenário de empate técnico com Boulos.

    Candidatura de Datena derrapa após ausência

    Outro candidato que cancelou sua participação no debate de VEJA, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) também recuou nas intenções de voto nas últimas duas semanas. Desde a divulgação da pesquisa anterior, o tucano caiu de 15,9% para 13,2% entre o eleitorado — no limite da margem de erro, ele encontra-se em empate técnico com Pablo Marçal (PRTB).

    Publicidade

    Por outro lado, as outras duas candidatas presentes ao debate tiveram ganhos de popularidade após o evento. No levantamento publicado hoje, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece com 7,3% das intenções de voto, crescendo 1,8 ponto desde o início de agosto, enquanto a economista Marina Helena (Novo) oscilou 0,1 ponto para cima e atingiu 3,6% do eleitorado — também neste caso, ambas estão tecnicamente empatadas.

    Continua após a publicidade

    Fuga do confronto

    Nunes, Boulos e Datena haviam confirmado oficialmente a presença no debate realizado por VEJA na segunda-feira. Mas os três candidatos cancelaram suas participações de última hora, argumentando “conflito de agendas” (na verdade, houve uma combinação entre as campanhas dos três para tentar isolar Pablo Marçal, diante da percepção que o coach estava ganhando com a exposição e os ataques contra os adversários).

    Publicidade

    No debate de VEJA, Marçal se sentiu ainda mais à vontade para criticar Boulos e Nunes, sendo confrontado de forma firme e corajosa pelas duas mulheres presentes,  Tabata Amaral e Marina Helena.

    Ambas saíram do debate com mais prestígio entre os eleitores, enquanto Nunes, Boulos e Datena passaram a encolher nas pesquisas, conforme mostra o novo levantamento do Paraná Pesquisas.  As mais recentes rodadas dos institutos AtlasIntel e Datafolha também mostraram um cenário semelhante.

    Publicidade

    Para a sondagem divulgada nesta sexta, o instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.500 eleitores na cidade de São Paulo entre os dias 19 e 22 de agosto de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.