Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Apoiado por ‘pais’ do Plano Real contra Bolsonaro, Lula era contra a moeda

Persio Arida, Armínio Fraga, Pedro Malan e Edmar Bacha declararam apoio ao ex-presidente no segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro

Por Redação
Atualizado em 6 out 2022, 18h45 - Publicado em 6 out 2022, 17h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Considerados “pais” do Plano Real, que estabilizou a moeda e acabou com o ciclo de hiperinflação que o país vivia no início da década de 1990, Persio Arida, Armínio Fraga, Pedro Malan e Edmar Bacha declararam apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Os economistas anunciaram voto no petista dizendo esperar dele uma “condução responsável da economia” –o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que coordenou o plano no governo Itamar Franco, também declarou apoio a Lula nesta semana.

    A adesão de Arida, Fraga, Malan e Bacha ao candidato do PT pode ser interpretada como um verdadeiro milagre operado por Bolsonaro e suas ameaças ao ambiente democrático do país. O presidente, afinal, tem um ministro da Economia que se diz liberal, Paulo Guedes, enquanto os petistas votaram contra o Plano Real e Lula foi um crítico da nova moeda nas campanhas presidenciais de 1994 e 1998. Em ambas, o petista foi derrotado por FHC no primeiro turno.

    Na época da tramitação da MP 482, que inseria a URV (moeda transitória antes do Real), a oposição argumentava que a conversão para a nova moeda poderia causar perdas salariais para os trabalhadores, como de fato ocorreu em outros planos.

    Além disso, os partidos eram críticos da “dolarização” do plano, fato de a URV ter sido indexada ao dólar, ou seja (1 URV = 1 dólar). Um exemplo disso, é que em outro momento da discussão, Lula disse: “O que eu acho é que ter uma moeda forte não é compará-la ao dólar ou quando você anda apenas com uma moeda no bolso. É quando ela tiver um bom poder de compra. Por exemplo, quando um trabalhador entrar num supermercado e ele sair com a cesta básica lotada e der para ele comer o mês inteiro. Hoje, não está garantindo isso”.

    Continua após a publicidade

    Em 1994, ficou famosa uma entrevista coletiva entre Lula e FHC após uma sabatina na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quando o real já estava circulando. “Quando o Collor lançou o programa dele, imediatamente o povo dava 90% de aceitação para o presidente. É preciso ver a longo prazo se a economia brasileira resiste”, disse Lula na ocasião. FHC rebateu: “A economia resiste, porque este plano foi feito com cuidado. Com muita objeção do PT e do PDT, que atrapalhavam”.

    Quatro anos depois, o candidato do PT se referiu ao Plano Real como “fantasia”, ao dizer que “o povo tem que aprender que ninguém pode viver de fantasia o tempo inteiro”. “É essa a estabilidade monetária, que causa instabilidade social”, declarou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.