O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) lidera a disputa pela prefeitura de Londrina, a segunda maior cidade do Paraná (578 mil habitantes), segundo levantamento feito entre os dias 14 e 17 de outubro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta sexta-feira., 18.
De acordo com a pesquisa, Amaral tem 49,9% das intenções de voto contra 38,3% da ex-secretária municipal de Educação Maria Tereza Paschoal (PP), que tem 38,3%. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os entrevistados, 7,6% disseram que iriam votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 4,2% afirmaram que não sabem ou não responderam.
Amaral é apoiado pelo governador Ratinho Júnior, enquanto Paschoal é aliada do atual prefeito Marcelo Belinati (PP), que está no segundo mandato consecutivo e não pôde ser candidato.
O Paraná Pesquisas também perguntou ao eleitor quem ele acredita que vencerá a eleição: 60,1% responderam Tiago Amaral, enquanto 28,2% citaram Maria Tereza Paschoal.
Rejeição
O instituto também quis saber em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum no segundo turno da eleição municipal: 40,1% apontaram Paschoal, enquanto 36,8% citaram Amaral. Outros 17,9% disseram que poderiam votar nos dois, enquanto 7,9% não souberam ou não responderam.
Pesquisa
O levantamento ouviu 720 eleitores na cidade de Londrina e foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PR-08152/2024.