Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Aliado de Kassab é favorito à reeleição em cidade com alta rejeição a Lula

Prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco (PSD) lidera corrida municipal com 45,6% das intenções de voto, diz Paraná Pesquisas

Por Da Redação 26 jul 2024, 10h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Às vésperas das eleições municipais de 2024, o município de Vinhedo, no interior de São Paulo, tem o prefeito Dario Pacheco (PSD) como claro favorito à reeleição. O atual chefe do Executivo conta com 45,6% das intenções de voto, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 26, pelo instituto Paraná Pesquisas.

    Considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais, Pacheco teria até 49,6% da preferência do eleitorado vinhedense, o que praticamente garantiria ao mandatário uma reeleição já no primeiro turno, que ocorre em 6 de outubro. Na sequência, aparecem o ex-presidente da Câmara Municipal, Nil Ramos (Podemos), com 19,1%, e o atual vice-prefeito, Édson PC (PSB), com 14,7% — dentro da margem de erro, o cenário é de empate técnico em segundo lugar.

    Pela simulação do Paraná Pesquisas, a situação em Vinhedo é de uma virtual repetição das eleições municipais de 2020. Na ocasião, Dario Pacheco, então filiado ao PTB, venceu a disputa pela prefeitura no primeiro turno, com 51% dos votos, enquanto Nil Ramos ficou em segundo com 26,4% do eleitorado.

    Rejeição a Lula e aprovação de Tarcísio favorecem prefeito

    Ainda segundo o levantamento divulgado hoje, a gestão de Dario Pacheco à frente da prefeitura de Vinhedo é bem avaliada por 64,2% dos eleitores do município, enquanto 31,9% desaprovam a administração do atual chefe do Executivo.

    A avaliação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também tende a favorecer o prefeito, que deixou o PTB durante o mandato para integrar o partido liderado pelo ex-ministro Gilberto Kassab, atual secretário estadual de Governo e Relações Institucionais. No município do interior paulista, o governo do estado tem a aprovação de 70,6% da população.

    Continua após a publicidade

    Em contraste, a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem repercutido bem entre os vinhedenses. Questionados sobre a avaliação do governo federal em um ano e meio de mandato, 64,5% dos eleitores locais disseram rejeitar o petista, enquanto 31,6% aprovam sua gestão.

    O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 640 eleitores em Vinhedo entre os dias 22 e 25 de julho de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.