Alexandre Kalil anuncia aliança com Lula em Minas Gerais
Acordo foi tornado público pelo ex-prefeito nesta quinta-feira
O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira, 19, o fechamento de uma aliança formal com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições de outubro deste ano.
Kalil é candidato ao governo de Minas Gerais e tem como principal adversário o governador Romeu Zema (Novo), que busca a reeleição e é próximo ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
A aliança foi anunciada pelo ex-prefeito em seu Twitter, após negociação conduzida pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que pode ser o vice na chapa ao governo do estado.
Em Minas é @LulaOficial e Kalil.
Fotos Lula: Ricardo Stuckert pic.twitter.com/Ny7z1MZyZt
— Alexandre Kalil (@alexandrekalil) May 19, 2022
Lopes era cotado para ser o candidato ao Senado, mas a pretensão esbarrava na intenção do PSD de lançar o senador Alexandre Silveira (PSD) à reeleição.
O deputado foi indicado por Lula para ser o coordenador de sua campanha no estado e foi nessa condição que ele fechou o acerto com Kalil.
Com pouco mais de 10% dos votantes do país, Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil e é considerado fundamental para quem quer ganhar a eleição presidencial.
Desde a redemocratização, nenhum presidente foi eleito sem ter vencido a eleição no estado.