ACM Neto lidera contra Jerônimo e Rui Costa ao governo da Bahia
Na corrida ao Planalto, Lula vence com folga Jair Bolsonaro, Michelle e Tarcísio, diz Paraná Pesquisas
Se as eleições ao governo da Bahia ocorressem hoje, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), teria ampla vantagem contra os principais rivais na corrida: o atual governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), ou o ex-governador Rui Costa (PT), hoje ministro-chefe da Casa Civil. O levantamento foi publicado nesta quinta-feira, 30, pelo instituto Paraná Pesquisas.
Segundo a pesquisa, no primeiro turno, ACM Neto teria 53,5% das intenções de voto contra 28,1% de Jerônimo. Na sequência, tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais (pp), aparecem o ex-deputado federal João Roma (PL), com 6,1% do eleitorado, e o professor e ativista Kléber Rosa (PSOL), com 1,3%.

Levantamento Paraná Pesquisas para o governo da Bahia, publicado em julho de 2025
O cenário é virtualmente o mesmo se o PT optar pela candidatura de Rui Costa ao Palácio de Ondina. Nesta simulação, ACM Neto ficaria com 53,3% dos votos, enquanto o petista pontuaria 28% nas urnas. João Roma e Kléber Rosa continuariam em empate técnico na terceira posição com, respectivamente, 6,2% e 1,4% do eleitorado.
Lula lidera com folga contra Bolsonaro, Michelle e Tarcísio entre baianos
Em relação às eleições presidenciais de 2026, caso o pleito ocorresse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levaria ampla vantagem contra os principais nomes que pleiteiam a candidatura da direita bolsonarista ao Planalto.
Segundo a pesquisa, no primeiro turno, Lula teria 44% das intenções de voto contra 30,1% do ex-presidente Jair Bolsonaro (hoje inelegível). Contra Michelle Bolsonaro (PL), o petista ficaria com 44,4% do eleitorado ante 24,3% da ex-primeira-dama. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), levaria 21,7% nas urnas, enquanto o atual presidente ficaria com 44,6% entre eleitores baianos.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.620 eleitores em 66 municípios baianos entre os dias 25 e 29 de julho de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos, em relação aos resultados gerais.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







