ACM Neto lidera contra Jerônimo e Rui Costa ao governo da Bahia
Na corrida ao Planalto, Lula vence com folga Jair Bolsonaro, Michelle e Tarcísio, diz Paraná Pesquisas

Se as eleições ao governo da Bahia ocorressem hoje, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), teria ampla vantagem contra os principais rivais na corrida: o atual governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), ou o ex-governador Rui Costa (PT), hoje ministro-chefe da Casa Civil. O levantamento foi publicado nesta quinta-feira, 30, pelo instituto Paraná Pesquisas.
Segundo a pesquisa, no primeiro turno, ACM Neto teria 53,5% das intenções de voto contra 28,1% de Jerônimo. Na sequência, tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais (pp), aparecem o ex-deputado federal João Roma (PL), com 6,1% do eleitorado, e o professor e ativista Kléber Rosa (PSOL), com 1,3%.
Levantamento Paraná Pesquisas para o governo da Bahia, publicado em julho de 2025
O cenário é virtualmente o mesmo se o PT optar pela candidatura de Rui Costa ao Palácio de Ondina. Nesta simulação, ACM Neto ficaria com 53,3% dos votos, enquanto o petista pontuaria 28% nas urnas. João Roma e Kléber Rosa continuariam em empate técnico na terceira posição com, respectivamente, 6,2% e 1,4% do eleitorado.

Lula lidera com folga contra Bolsonaro, Michelle e Tarcísio entre baianos
Em relação às eleições presidenciais de 2026, caso o pleito ocorresse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levaria ampla vantagem contra os principais nomes que pleiteiam a candidatura da direita bolsonarista ao Planalto.
Segundo a pesquisa, no primeiro turno, Lula teria 44% das intenções de voto contra 30,1% do ex-presidente Jair Bolsonaro (hoje inelegível). Contra Michelle Bolsonaro (PL), o petista ficaria com 44,4% do eleitorado ante 24,3% da ex-primeira-dama. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), levaria 21,7% nas urnas, enquanto o atual presidente ficaria com 44,6% entre eleitores baianos.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.620 eleitores em 66 municípios baianos entre os dias 25 e 29 de julho de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos, em relação aos resultados gerais.