Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A ‘proposta de outro planeta’ de Ciro não empolga ufólogos brasileiros

Pré-candidato à Presidência prometeu liberar documentos sobre OVNIs; Senado também vai discutir o tema

Por Da Redação Atualizado em 9 jun 2022, 18h38 - Publicado em 9 jun 2022, 17h08

Em meio a sérias dificuldades na missão de estabelecer contatos imediatos com eleitores para conseguir sair de uma posição intermediária nas pesquisas,  Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, afirmou que, se eleito, vai liberar “todos os arquivos que existirem na Força Aérea Brasileira” a respeito de OVNIs. Ele deu a declaração em entrevista ao Flow Podcast, ao ser questionado por um internauta se iria abrir a “caixa preta” e “liberar os arquivos confidenciais das Forças Armadas e Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para a população”.

A promessa, no entanto, não animou tanto os ufólogos. “Primeiro que o Ciro não vai ser eleito. Segundo, grande parte dos documentos sobre OVNIs no Brasil já foi liberada. Tem 20.000 páginas de documentos sobre o assunto disponíveis à população no Arquivo Nacional, em Brasília”, afirma Ademar José Gevaerd, editor da revista UFO e fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores. “Muito que era considerado secreto antes já foi liberado, mas ainda tem muita informação secreta a ser divulgada. Nós acreditamos que isso vai ocorrer ao longo dos anos. Nós acreditaríamos se alguns candidatos em potencial fizessem esse tipo de promessa, e não a terceira via”, acrescenta.

Ao que tudo indica, Ciro Gomes não é o único dos políticos a ter interesse em OVNis e na existência de outras formas de vida fora do planeta Terra. O Senado tem uma audiência pública marcada para discutir o tema no próximo dia 24, data em que é comemorado o Dia Mundial da Ufologia. Gevaerd e outros pesquisadores estarão presente a convite do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), autor do pedido para que o assunto fosse discutido. O requerimento também é assinado por outros senadores: Paulo Rocha (PT-PA), Izalci Lucas (PSDB-DF), Antonio Reguffe (Podemos-DF), Jorge Kajuru (Podemos-GO), Marcos do Val (Podemos-ES), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Essa proposta, sim, parece animar os ufólogos. “Nunca, em lugar nenhum no planeta, se reuniu no Senado um grupo de ufólogos e senadores pra discutir essa questão. O Brasil vai ser o primeiro país do mundo a fazer isso. É algo de grande seriedade o que vai acontecer em Brasília no dia 24”, diz Gevaerd.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.