Uma questão do vestibular da Fundação Getúlio Vargas (FGV) causou polêmica nas redes sociais no último final de semana. A prova perguntava aos candidatos aos cursos de Administração, Direito, Economia e Relações Internacionais quem era o autor e qual era o nome do “clássico absoluto” brasileiro publicado em 1881 cuja resenha feita pela escritora estadunidense Courtney Henning Novak viralizou nas redes sociais — principalmente no TikTok — em maio deste ano.
O vídeo ao qual a pergunta se refere foi publicado pela escritora e podcaster Courtney Novak em maio deste ano e tem milhão de visualizações no TikTok. Ela diz que Memórias Póstumas de Brás Cubas,clássico atemporal de Machado de Assis, é “o melhor livro que já li na vida” (veja abaixo).
@courtneyhenningnovak I have a hundred pages left of The Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis and this is already my favorite book. End of discussion. I do not care if the last hundred pages is just the word “banana” printed 10,000 times. Best. Book. EVER. #readaroundtheworld #booktok
No X (antigo Twitter), estudantes reclamaram que, para acertar a resposta, seria necessário “ser cronicamente online”, que a questão não estava no “nível” da FGV e que sabiam a resposta “por causa do Twitter”. A pergunta não fala o nome da escritora e dá como opções de resposta livros de Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Fernando Sabino e Euclides da Cunha, todos publicados no século XX, além do de Machado de Assis, único do século XIX.
O registro percorreu o mundo e incentivou a americana a fazer outras resenhas de obras brasileiras, como Dom Casmurro, também de Machado de Assis, e Torto Arado, best-seller de Itamar Vieira Junior. Courtney fez uma viagem ao Brasil em setembro por causa da repercussão das suas resenhas.
Em agosto, ela concedeu uma entrevista a VEJA, contando que, após um burnout em 2023, criou um projeto de ler obras clássicas de todo o mundo pela ordem alfabética dos nomes dos países — os últimos vídeos são sobre clássicos do Egito. Courtney tem 45 anos, vive em Pasadena, no estado da Califórnia, e disse que o maior engajamento dos seus vídeos vem dos internautas brasileiros. O vídeo sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas foi repercutido amplamente pela imprensa nacional.