É muito divulgada a importância do uso dos protetores solares para a proteção da pele. Mas mesmo que você use protetor solar facial e reaplique-o durante o dia você não está protegido dos raios UV por completo, se também não estiver atento ao uso do protetor solar labial.
Uma das áreas frequentemente negligenciadas na fotoproteção são os lábios, já que poucos lembram de usar um protetor labial com fator de proteção solar. Essa é uma área extremamente importante de ser protegida, uma vez que o de câncer de pele no lábio é considerado de alto risco – converse melhor com seu dermatologista sobre isso.
A proteção labial deve ser lembrada especialmente quando se trata de exposição solar prolongada como em praias e estações de esqui e deve ser reaplicada várias vezes –o recomendado é a cada 2 horas – já que a movimentação labial pela fala, ingestão de líquidos e alimentos contribui para menor permanência do produto no local. Os raios UV podem causar não só câncer de pele labial, mas lesões incômodas como rachaduras e feridas, que são muitas vezes dolorosas e desagradáveis.
Protetores labiais também são úteis em versões sem proteção solar para hidratação mais específica desta área que, tratando-se de parte da pele do nosso corpo, também precisa de hidratação. Um lábio hidratado e bem cuidado deixa toda aparência da boca mais saudável! Lembre-se de deixar um protetor labial com fator de proteção solar sempre com você.
É fundamental consultar sempre o dermatologista para a avaliação de lesões labiais que apresentem descamação, bolhas, manchas ou dificuldade na cicatrização, para um diagnóstico precoce, preciso e completo. Não deixe de se consultar e de se proteger de todas as formas!
Quem faz Letra de Médico
Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antonio Carlos do Nascimento, endocrinologista
Antônio Frasson, mastologista
Artur Timerman, infectologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida
Eduardo Rauen, nutrólogo
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Ludhmila Hajjar, intensivista
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Miguel Srougi, urologista
Raul Cutait, cirurgião
Roberto Kalil, cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista