Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil
Continua após publicidade

O efeito da cirurgia íntima na melhora da autoestima e do desejo sexual

Pesquisa inédita brasileira mostrou o que muda na vida das mulheres após ninfoplastia: 82,7% relataram mais desejo e satisfação nas relações sexuais

Por Igor Padovesi*
Atualizado em 9 Maio 2024, 15h05 - Publicado em 6 Maio 2024, 08h00

Muitas mulheres sentem desconforto e constrangimento com a sua região íntima pelo excesso de pele (hipertrofia) dos pequenos lábios, embora já seja um consenso de que não existe um padrão normal estético para a região, cuja anatomia varia muito entre as mulheres. Só é considerado “anormal” tudo o que causa desconforto ou piora da autoestima. E esse quadro pode ser solucionado com a cirurgia, que pode trazer benefícios substanciais na qualidade de vida.

Uma pesquisa inédita brasileira mostrou que 87,6% das mulheres submetidas à cirurgia experimentam grande melhora na autoestima e 82,7% relataram mais interesse, desejo e satisfação nas relações sexuais.

O estudo retrospectivo incluiu 119 mulheres entre 15 e 69 anos que realizaram a cirurgia de labioplastia interna (ninfoplastia) no Instituto de Cirurgia Íntima, localizado em São Paulo.

O desconforto e constrangimento ocorrem geralmente por um incômodo com o volume dos grandes lábios, que pode “marcar” a roupa íntima ou biquíni, situação que também pode ocorrer durante a prática de esportes ou uso de roupas justas.

As mulheres também relatam o mesmo sentimento na relação sexual ou ainda dificuldade para higienizar a região, insatisfação ou vergonha com a aparência da região íntima, além de baixa autoestima e baixa libido.

Continua após a publicidade

Chamada de ninfoplastia, a cirurgia tem por objetivo remover o excesso de pele dos pequenos lábios, deixando-os para dentro dos grandes lábios. O procedimento pode ser realizado com laser e/ou com bisturi elétrico de alta frequência.

Antes realizada como uma cirurgia hospitalar tradicional, acompanhou a evolução das técnicas cirúrgicas e atualmente, no Brasil e no mundo, tem sido realizada como uma cirurgia ambulatorial. No procedimento, são utilizados pontos de fio absorvível (que caem sozinhos e não precisam ser retirados depois).

Como a região é muito sensível, os primeiros dois dias são os mais incômodos para a mulher: é comum a sensação de uma certa ardência. Inchaço no local é esperado e pequenas equimoses (roxos) são comuns também nesses primeiros dias. Para amenizar os sintomas, recomendamos o uso de medicamentos e cuidados locais. O resultado final é esperado em três a quatro meses.

Continua após a publicidade

Quanto aos exercícios físicos após o procedimento, depende do tipo de atividade praticada e não há uma regra absoluta. Recomendamos repouso por cerca de 15 a 20 dias, mas depende da recuperação individual. Exercícios que não causam tanto contato ou atrito direto com a região podem ser iniciados após cerca de 10 dias, se a mulher se sentir bem para tal.

O procedimento não causa a perda da sensibilidade sexual feminina, que provém do clitóris, região que não é manipulada no procedimento. Pelo contrário, como comprovado no estudo, as mulheres que se submetem à ninfoplastia têm uma melhora significativa do desejo e interesse pelas relações.

* Igor Padovesi é ginecologista, doutorando pela Unifesp e membro da European Society of Aesthetic Gynecology (ESAG) e da International Menopause Society (IMS)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.