Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Informação e análise

Como Geraldo Alckmin é visto dentro do PT

Para uma parte dos petistas, Lula não entendeu que o “golpista” Alckmin ameaça muito mais do que a chance de renovação do projeto de poder

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 jan 2022, 09h00

O PT começou o ano eleitoral mais dividido do que estava há seis meses quando Lula assumiu a liderança nas pesquisas eleitorais. 

Uma evidência está no debate interno sobre a chapa Lula-Alckmin, idealizada pelo líder petista como uma espécie de ponte para o futuro com forças políticas do centro. 

A reação é intensa. Na virada do ano, ganhou a forma de uma declaração pública capitaneada por dois ex-presidentes do partido, José Genoino e Rui Falcão.  O manifesto foi parar na internet, aberto a adesões.  

Nele, Alckmin é classificado como “golpista”, “neoliberal”, responsável por um governo em São Paulo “contra os trabalhadores em geral, contra os servidores públicos, contra a saúde e a educação, contra a segurança pública, contra negros e negras, contra jovens e estudantes, contra os moradores da periferia, contra o meio ambiente.” 

Até aí, apenas jogo político. Fica estranho – grave, para alguns – quando o texto justifica a necessidade de impedir a chapa com o seguinte argumento: “Devemos zelar pela vida do companheiro Lula.” 

Para uma parte dos petistas, Lula não entendeu que Alckmin ameaça não apenas a chance de renovação de um projeto de poder, mas a própria vida. Nada mais insólito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.