Cuidados com a Horta – Operação Verão
Demorou talvez um pouquinho mais este ano, mas eis que o problema, como sempre, voltou: o calorão inclemente dessa reta final da primavera rumo ao verão ameaça provocar um cataclismo na minha horta. Neste post e no vídeo abaixo, mostro os cuidados para proteger sua horta neste verão. Antes de ir às medidas práticas, vale […]
Demorou talvez um pouquinho mais este ano, mas eis que o problema, como sempre, voltou: o calorão inclemente dessa reta final da primavera rumo ao verão ameaça provocar um cataclismo na minha horta. Neste post e no vídeo abaixo, mostro os cuidados para proteger sua horta neste verão.
https://videos.abril.com.br/veja/id/8ea858c18890101801519456b40fb1e2?
Antes de ir às medidas práticas, vale apontar uma peculiaridade de cultivar uma horta no centro-sul do Brasil. Nos países de clima temperado, a estação mais complicada para verduras e legumes é, obviamente, o inverno – já que poucos vegetais toleram a exposição à geada e à neve. No nosso clima tropical e subtropical, contudo, a equação é diferente. A meia-estação e o próprio inverno costumam ser ideais para a produtividade da horta, pois o frio ameno favorece as culturas em geral.
Ou seja: o verão é que acaba sendo o algoz das nossas hortas. Submetidas ao bombardeio de sol bravíssimo, ar abafado flamejante e tempestades (quando não o temido granizo), as folhas frágeis de verduras como alface, rúcula e afins não resistem.
Os caprichos da natureza são fogo, mas algumas medidas podem minimizar o estrago dos excessos do verão. Confira:
– CUBRA OS CANTEIROS – É a medida mais prática e importante. Além de amenizar a exposição aos raios de sol, o uso de tela do tipo sombrite preta reduz os danos mecânicos causados pela chuva forte. Recomenda-se cobrir os canteiros do meio de novembro até abril.
– INVISTA NO MICROCLIMA – É a velha tática do unidos venceremos: nessa época do ano, reduzir a distância entre as mudas e plantar em consórcio verduras com plantas mais altas e resistentes, como ervas e berinjelas, ajuda o conjunto da horta a se manter mais úmido e protegido do excesso de sol.
– AMPLIE AS REGAS – Em vez de uma vez por dia, passe a molhar os canteiros duas vezes. Importante: sempre no início da manhã e fim da tarde, para não queimar as folhas. Se você puder apostar num sistema de irrigação por gotejamento, vá fundo.
– CAPRICHE NA DRENAGEM – O contrário da falta d’água também pode ser fatal: para não matar suas plantas encharcadas nos dias em que chove demais, os canteiros e jardineiras devem ser MUITO bem drenados – ou seja, elevados em relação ao solo (canteiros no chão) ou preenchidos com bolas de argila e manta drenante (jardineiras).
– ESCOLHA A JARDINEIRA ADEQUADA – No caso de hortas dentro de apartamentos, é valioso acertar na escolha do tamanho e do material das jardineiras. De modo geral, as maiores oferecerão mais condições para manter a temperatura e a umidade. Jardineiras de barro e cimento são mais frescas para as raízes, mas tendem a perder água mais rápido se expostas diretamente ao solzão. Já as de plástico esquentam mais, mas retêm mais umidade nessas condições. Aqui não há fórmula mágica: você precisa testar o que funciona melhor nas condições específicas de sua casa.
– ESCOLHA AS ESPÉCIES COM CRITÉRIO – Ervas como o alecrim e o tomilho têm mais chances de resistir ao verão do que espécies sensíveis como o manjericão. Da mesma forma, culturas de verão como abobrinhas e quiabos oferecerão mais chance de sucesso do que verduras de folhas delicadas.