PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Isabela Boscov

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Táxi Teerã

Por Isabela Boscov Atualizado em 31 jul 2020, 00h04 - Publicado em 20 nov 2015, 14h00

De carona com Jafar Panahi.

Você boceja só de ouvir falar em filme iraniano? Então nem vou tentar usar meus poderes de persuasão para dizer que sim, a nova produção clandestina de Jafar Panahi (que está proibido pelo regime iraniano de filmar) é muito bacana.

Mas, se você é do time que vê filme iraniano e frequentemente gosta muito, então deixe eu tentar: são 80 minutos com Panahi dirigindo um táxi e apanhando passageiros pelas ruas de Teerã, mas há algo de tão cativante na presença dele e na maneira como ele deixa as conversas rolarem (é comum, na cidade, juntar no mesmo táxi gente que está indo para lugares diferentes) que no fim da primeira corrida você já estará fisgado.

taxi_mat1

Continua após a publicidade

A coisa, porém, é menos casual do que parece. É improvável que os passageiros sejam gente que simplesmente estivesse por ali: primeiro, não haveria como proteger os que falam ou fazem coisas “subversivas”. Além disso, aos poucos percebe-se que Panahi não está rodando a esmo. De passageiro em passageiro (e a minha preferida é a sobrinha dele, uma menina vivíssima de uns 10 anos que faz uma menção muito reveladora a O Espelho), há um lugar no qual ele quer chegar: um painel de atitudes diversas acerca da vida no Irã no qual não se acha ninguém que esteja nos conformes do regime islâmico – nem mesmo as pessoas que se dizem a favor dele.

taxi_mat2

Nem de longe, porém, imagine que Táxi Teerã é um libelo ou um manifesto, ou que faz proselitismo. Panahi é inteligente demais, e talentoso demais, para sequer flertar com uma artimanha dessas, como pode atestar quem tenha visto O Balão Branco, O Espelho (sensacional),  Fora de Jogo, O Círculo (arrasador) ou Isto Não É um Filme. Entre os muitos tópicos que ele levanta aqui, está o da teatralidade de vidas tão circunscritas pela lei religiosa: sejam pessoas comuns ou atores contratados, todos os que passam por seu táxi, sugere ele, estão de alguma forma interpretando um papel.

Continua após a publicidade

Trailer


TÁXI TEERÃ
(Taxi)
Irã, 2015
Direção: Jafar Panahi
Distribuiçãao: Imovision

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.