Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Isabela Boscov

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Enquanto Somos Jovens

Por Isabela Boscov Atualizado em 11 jan 2017, 16h00 - Publicado em 24 jun 2015, 17h00

Ressentimento quarentão

Em Enquanto Somos Jovens, um choque geracional feroz como desde 1968 não se via.

Para o diretor Noah Baumbach, ninguém sai bem na foto: nem a sua geração, representada por Josh e Cornelia (Ben Stiller e Naomi Watts), nem a de Jamie e Darby (Adam Driver e Amanda Seyfried), o jovem casal com quem eles travam uma amizade em Enquanto Somos Jovens (While We’re Young, Estados Unidos, 2014), já em cartaz no país. Como Baumbach (de A Lula e a Baleia e Frances Ha), Josh e Cornelia estão nos 40 e sofrem de vários dos males associados à sua geração: indecisão, adolescência prolongada, um desencanto generalizado que se manifesta como inação. Josh está há uma década editando um mesmo documentário. Também Cornelia está estagnada: seu trabalho, desde sempre, é produzir os filmes de seu pai (Charles Grodin). Neste momento, estão ambos se sentindo acossados pelo entusiasmo de seus melhores amigos, que acabaram de ter um bebê. Já Jamie e Darby, de seus 20 e poucos anos, não parecem sofrer de males e indecisões: aos olhos de Josh (que eles abordam depois de uma aula e a quem cativam cobrindo-o de elogios), seus novos amigos são o que ele gostaria de ter sido – atuantes e ligados no mundo, mas sem neuroses e fadados ao sucesso.

Continua após a publicidade

O olhar de Josh, claro, é um bocado míope: no seu encanto pelo estilo hipster de Jamie e Darby (ele é aspirante a documentarista, ela faz sorvetes), que só ouvem discos de vinil e veem filmes em videocassete, e usam chapéu e sapato sem meia, ele não se dá conta de que não é uma inspiração para Jamie. É apenas mais um arquivo a ser compartilhado – e então esquecido. A sátira do diretor ao terror dos quarentões em admitir que não são mais jovens é afiada; já sua sátira aos ética e existencialmente desimpedidos Jamie e Darby é sulfúrica na precisão com que retrata uma geração que acha que está inventando o mundo do princípio e que parece determinada a erradicar a geração anterior com uma fúria que desde 1968 não se via. “Sou velho, sim”, berra Josh para Jamie perto do final. E, pela primeira vez, a admissão soa não como derrota, mas como triunfo.

Isabela Boscov
Publicado originalmente na revista VEJA no dia 24/06/2015
Republicado sob autorização de Abril Comunicações S.A
© Abril Comunicações S.A., 2015

Trailer


ENQUANTO SOMOS JOVENS
(While We’re Young)
Estados Unidos, 2014
Direção: Noah Baumbach
Com Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver, Amanda Seyfried, Charles Grodin
Distribuição: Mares Filmes
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.