Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Felipe Moura Brasil

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".
Continua após publicidade

O cidadão livre Joaquim Barbosa contra os sabotadores petistas da Lava Jato e o jornalismo a serviço do PT. Mais: como transformar sabotagem em preocupação com pobres

O cidadão livre aproveita sua liberdade I. Mostrei no post anterior os tuítes de sábado de carnaval do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-relator do mensalão, Joaquim Barbosa, nos quais ele pedia a demissão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comparando sua interferência política na Operação Lava Jato a uma manobra semelhante do PT no […]

Por Felipe Moura Brasil Atualizado em 31 jul 2020, 02h06 - Publicado em 17 fev 2015, 16h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • joaquim-barbosa-sapuca%c3%ad-e1424197413277

    O cidadão livre aproveita sua liberdade

    I. Mostrei no post anterior os tuítes de sábado de carnaval do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-relator do mensalão, Joaquim Barbosa, nos quais ele pedia a demissão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comparando sua interferência política na Operação Lava Jato a uma manobra semelhante do PT no episódio do mensalão.

    Continua após a publicidade

    Resultado: Barbosa foi atacado pela tropa virtual petista e, novamente, reagiu, detonando os sabotadores das investigações e os jornalistas a serviço do PT:

    captura-de-tela-2015-02-17-%c3%a0s-15-00-15-e1424193222139

    captura-de-tela-2015-02-17-%c3%a0s-15-00-27

    Continua após a publicidade

    captura-de-tela-2015-02-17-%c3%a0s-15-00-36-e1424193165201

    II. Na matéria da Folha “Após Barbosa defender demissão, petistas saem em defesa de Cardozo”, faltou o depoimento do jornalista Kennedy Alencar.

    O antigo assessor de Lula comentou na CBN que o ministro da Justiça “acertou ao se reunir com advogados das empresas acusadas na Operação Lava Jato. É uma atitude correta e que deve ser feita com transparência”.

    Continua após a publicidade

    Detalhe 1: Os encontros foram sigilosos e só vieram a público porque a revista VEJA os revelou. Depois da revelação forçada, os antigos e atuais assessores de Lula querem torná-los corretos, alegando que o ministro “tem de estar informado sobre o que acontece na sua área” e sugerindo apenas a inclusão desses encontros na agenda oficial “para evitar suspeitas e teorias da conspiração”.

    Detalhe 2: Não há “suspeitas”. Apenas fato: Cardozo conspirou contra a Lava Jato ao desaconselhar pessoalmente a UTC a partir para a delação premiada. O ministro falou até em “costura de um acordo para que todos se safem”.

    Kennedy, no entanto, ainda quer transformar a evidente manobra petista para blindar Lula, Dilma e o PT em um gesto “legítimo” de “preocupação com os efeitos econômicos da Lava Jato e com a sobrevivência das empresas”, alegando que “desmantelar um setor da economia vai resultar em desemprego desnecessário”.

    Continua após a publicidade

    Ou seja: não é preciso esconder que o PT só quer o bem dos trabalhadores… “O correto é o governo tratar com transparência a sua preocupação”… E por aí vai. Num passe de mágica verbal à moda João Santana, a sabotagem para autodefesa vira ato às escuras de solidariedade aos pobres.

    Esta é a narrativa oficial. Sei que seria extremamente penoso e custoso para Kennedy Alencar experimentar livrar-se dela.

    Felipe Moura Brasil ⎯ https://www.veja.com/felipemourabrasil

    Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.