Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Felipe Moura Brasil

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".
Continua após publicidade

Censura anunciada: ministro Berzoini vai proibir os trocadilhos também? É negócio da China!

Por Felipe Moura Brasil Atualizado em 31 jul 2020, 02h24 - Publicado em 2 jan 2015, 18h58

ricardo-berzoini-size-598Avisei aqui que Ricardo Berzoini assumiria o ministério das Comunicações para tocar a censura travestida de regulação da mídia. Hoje Veja.com traz a matéria: Berzoini assume e já cita projeto de censura da imprensa. Após receber o cargo do paranaense Paulo Bernardo, que não encampava o projeto, o queridinho de Lula e notório defensor do mensaleiro José Dirceu disse que empresários, sindicalistas e representantes de movimentos sociais serão chamados para discutir a proposta que o Executivo apresentará para votação no Congresso.

Inicialmente ela não inclui a regulação de conteúdo pretendida pelo PT, mas o próprio Berzoini admitiu que, “se for bem conduzida”, “pode ser bem sucedida” e “se houver participação popular, tanto melhor.” Um dos focos é a distribuição da receita publicitária aos veículos de informação – o que poderia redundar, no futuro, em controle indireto do conteúdo pelo governo, como, na prática, já acontece, dada a bem-sucedida pressão petista para calar a apresentadora do SBT Rachel Sheherazade em pleno ano eleitoral.

Na gestão Lula, o principal entusiasta do projeto era o ex-ministro Franklin Martins, um dos responsáveis pela baixaria nas redes sociais disseminada pela campanha à reeleição de Dilma. Já a presidente, que mantinha distância da ideia, afirmou em 2014 que pretende abrir um “processo de discussão” sobre a “regulação econômica da imprensa”, porque “isso jamais poderá ser feito sem consultar a sociedade”. Pelas palavras de Berzoini, como apontou Veja.com, a sociedade a ser ouvida são sindicalistas e movimentos sociais aliados do PT.

henrique-alves-e-xi-jinping
Continua após a publicidade

Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) todo contente com a visita do ditador chinês Xi Jinping em julho de 2014

Negócio da China
No mesmo dia em que Berzoini anuncia a censura petista, o caderno ‘Ilustrada’ da Folha traz a matéria “De Mao a pior“, que mostra a mais recente iniciativa da agência responsável pela censura na China do ditador Xi Jinping: mandar artistas para o campo para que eles se inspirem na vida simples dos trabalhadores a ter uma “visão correta da arte” – uma “arte moral” inspirada no socialismo, como Jinping defende.

Continua após a publicidade

Na ditadura chinesa, artistas, meios de comunicação e a internet são alvos constantes da censura, exercida por meio de bloqueios a transmissões televisivas, livros, filmes e páginas on-line com informações incômodas ao regime, como relatos sobre o massacre da praça da Paz Celestial, que vitimou entre 2.000 e 7.000 pessoas em 1989.

A nova medida remonta ao traumático período da Revolução Cultural (1966-1976), quando intelectuais e artistas sofreram perseguição e humilhações e milhões de pessoas foram enviados das cidades para ser reeducados em áreas rurais. É mais um reforço do controle sobre a indústria cultural, marcado por episódios como a censura ao uso de trocadilhos em programas de TV para preservar a “pureza do idioma”.

Jinping apertou o cerco a dissidentes e opositores desde que chegou ao poder, há dois anos. Minutos após chegar ao poder, Berzoini, na prática, prometeu apertar o cerco no Brasil também.

Continua após a publicidade

A censura petista é um negócio da China. Melhor aproveitar enquanto é tempo, antes que os trocadilhos acabem proibidos; e nossos artistas, obrigados a cursar o Pronatec do MST.

Felipe Moura Brasil ⎯ https://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Continua após a publicidade

PS: E por falar em apreço por ditaduras…

captura-de-tela-2015-01-02-%c3%a0s-19-05-55

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.