“O escudo pode mudar, mas é o nome que cria um legado”. Segundo informações do site uruguaio Todo Sobre Camisetas, especializado em camisas de futebol, este será o lema utilizado pela Puma para lançar uma nova coleção de uniformes para a próxima temporada. A nova proposta de design é ousada: saem os emblemas de grandes clubes como Milan, Manchester City, Borussia Dortmund, Olympique de Marselha, entre outros, e entram os nomes da equipe, dentro de duas faixas horizontais.
Entorta Varal, o novo blog de PLACAR que a partir desta sexta-feira, 14, destacará as novidades deste mercado, apurou que os modelos ainda não estão aprovados por todos os clubes e, por isso, ainda estão sujeitos a mudanças de última hora. Procurada, a Puma não quis comentar o assunto.
Rascunhos dos desenhos da Puma, no entanto, já vazaram nas redes sociais e ilustradores deram vida aos modelos mesmo antes do lançamento oficial. A página Esvaphane produziu algumas das amostras digitais mais interessantes.
💥 Manchester City 21-22 Alternatif Forması SIZDI 💥
💥 Manchester City 21-22 3rd Jersey LEAKED 💥👉 https://t.co/fUppwUvtl7 pic.twitter.com/9W6Jind3Bj
— esvaphane (@esvaphane) May 1, 2021
As camisas são realmente inovadoras, nem tanto pela ausência dos escudos, mas pela inscrição de seus nomes, em um tamanho tão grande quanto o dos patrocínios logo abaixo. Nos primórdios do futebol, era comum que as camisas não tivessem o logo das agremiações, apenas as respectivas cores, com suas faixas e detalhes que identificassem a equipe em questão.
Na Itália, até o fim da década de 90, também era comum que o atual campeão utilizasse o tradicional scudetto, como é chamado o ícone nas cores da bandeira nacional, no lugar dos emblemas. Hoje, arruma-se espaço para ambos. O nome dos times também já apareceram em camisas, mas geralmente em tamanhos bem menores e em outros locais, como na barra ou nas golas.
A novidade já causou as primeiras reclamações. O Borussia Dortmund, aliás, respondeu às críticas e deu a entender que o vazamento não corresponde ao modelo final, que deverá ser usado nas Copas. “Queridos torcedores, suas críticas à camisa da Copa para a nova temporada foram recebidas. A camisa vazada não parece com a que realmente será. Então, por favor, sejam pacientes”, escreveu o clube.
Liebe #BVB-Fans, Eure Kritik zum Cuptrikot für die neue Saison ist angekommen. Das geleakte Trikot sieht nicht so aus, wie es aussehen wird. Habt also bitte noch ein bisschen Geduld.
— Borussia Dortmund (@BVB) May 7, 2021
Modelos da Eurocopa tem versão mais ‘light’
A Puma já havia lançado um conceito inovador, um tanto semelhante, nos uniforme reservas que serão utilizados pelas seleções de Itália, República Checa, Suíça e Aústria na Eurocopa. Os modelos tiveram o emblema de suas federações reduzido e aplicados de forma centralizada, junto ao da fornecedora alemã.
Os uniformes, portanto, fogem um pouco do padrão, que costuma ser: logo da marca à direita do jogador e escudo à esquerda. Outra novidade é a inscrição do nome da seleção no peito (em uma fonte bem menos do que a utilizada nas camisas de clubes).
Os desenhos não seguem exatamente o mesmo padrão. No caso da Itália, o logo da Puma e o escudo da federação ficam lado a lado, separados por uma linha vertical. No caso de Suíça e República Checa, os emblemas foram colocados abaixo da marca, em um tamanho bem menor do que o habitual.
Já o uniforme da Áustria traz a maior das inovações, já antecipando a moda que está por vir entre os clubes: não há um, mas dezenas de escudos, só que em forma de marca d’água, ficando praticamente invisíveis à distância. O novo conceito, no entanto, só é visto nos uniformes reservas e de goleiro – os titulares mantém a configuração tradicional.
As camisas dividiram opiniões nas redes sociais. A reclamação mais recorrente é a de que parecem mais de treinamento do que de jogo. Segundo Heiko Desens, diretor global de Criação e inovação, o “objetivo era criar um design inovador que traz novidades e energia”. “Queremos continuar a ultrapassar os limites e este é apenas o começo de uma nova direção empolgante”, alertou. Os próximos lançamentos corroboram sua promessa.