Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Três filmes com chances de Oscar para conferir na Mostra de cinema de SP

Festival tem programação com mais de 400 títulos — alguns obscuros, outros principais candidatos à estatueta mais cobiçada de Hollywood

Por Thiago Gelli Atualizado em 11 out 2024, 18h47 - Publicado em 11 out 2024, 17h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • filme 'Ainda Estou Aqui' -
    Fernanda Torres interpreta Eunice no filme 'Ainda Estou Aqui' - (//Divulgação)

    Junto ao Festival do Rio, a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo compõe o principal palco brasileiro para lançamentos conceituados que têm conquistado os públicos de múltiplas exibições pelo mundo, alguns dos quais são fortes candidatos para o Oscar e outras premiações televisionadas. Na capital fluminense, concorrentes como Emília Pérez, do francês Jacques Audiard, e O Quarto ao Lado, de Pedro Almodóvar, já tiveram contato com os brasileiros. Entre 17 e 30 de outubro, é a vez de os paulistas conferirem alguns dos títulos mais comentados do ciclo. Saiba os três mais badalados: 

    Maria Callas

    Após Jackie (2016) e Spencer (2021), filmes sobre Jacqueline Kennedy e a princesa Diana, respectivamente, o chileno Pablo Larrain completa sua trilogia de filmes sobre mulheres de alto perfil com a soprano Maria Callas (1923-1977), voz mais célebre da história do canto lírico. A trama se debruça sobre os últimos dias de vida da cantora, que lidava com problemas de autoimagem e vida amorosa. O papel foi o grande desafio para Angelina Jolie, que teve que treinar para emular o canto, o sotaque e a postura da grega Callas. Parece ter dado certo: hoje, ela é favorita ao prêmio de melhor atriz no Oscar. 

    Anora

    Anora foi eleito o melhor filme da seleção de Cannes pelo júri encabeçado por Greta Gerwig. Em cenário propriamente americano, a narrativa acompanha a jovem garota de programa Anora (Mikey Madison), que se casa por impulso com o filho de um oligarca russo após alguns dias de romance. A decisão imprudente é para ela um sonho realizado, mas um pesadelo para os pais do rapaz, que viajam para Nova York em busca da anulação do matrimônio. Originalmente agendado para 31 de outubro, o filme teve estreia nacional remarcada para 23 de janeiro de 2025, outro motivo para correr e conferi-lo logo na Mostra. 

    Continua após a publicidade

    Ainda Estou Aqui

    Candidato brasileiro à competição de filme estrangeiro no Oscar com grandes chances de indicação, o novo longa de Walter Salles é inspirado na história real de Rubens Paiva e acompanha a família do político a partir do começo dos anos 1970, quando a ditadura militar no Brasil vivia seus anos de chumbo. Opositor do regime, ele foi capturado por militares em janeiro de 1971, torturado e morto. Só 40 anos depois, com a Comissão de Verdade, teve sua morte oficialmente investigada e confirmada. Neste meio-tempo, sua esposa, Eunice, travou a própria busca pela verdade, equilibrando os papéis de ativista, advogada e mãe solo. A personagem ganha interpretação estonteante de Fernanda Torres, que nutre esperanças de que, como a mãe, Fernanda Montenegro — que também interpreta Eunice no longa e disputou o Oscar em 1999 por Central do Brasil —, concorra com as estrelas de Hollywood pela estatueta de melhor atriz. 

    Mais informações sobre as sessões serão divulgadas em breve no site e aplicativo oficiais da Mostra, onde é possível conferir também a lista completa dos 400 filmes que vão ser exibidos.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.