‘Ruby Marinho’, ‘Shrek’ e mais: quatro alfinetadas da Dreamworks na Disney
Estúdio de animação não perde a chance de ironizar a concorrente — e seu mais recente alvo foi a famosa sereia Ariel
O estúdio Dreamworks Animation surgiu em 1994 e lançou seu primeiro título quatro anos depois, o elogiado FormiguinhaZ — mero um mês antes de Vida de Inseto, da Disney, ter sua estreia mundial. De cara estava estabelecida a oposição entre colegas. Enquanto a Disney e a Pixar preferem histórias sentimentais e contos de fada para a família toda, sua concorrente gosta de subverter clichês em nome de um senso de humor que, às vezes, passa até despercebido pelas crianças ao alfinetar histórias e personagens clássicos. Ruby Marinho: Monstro Adolescente, que estreia nesta quinta, 29, é o mais novo longa nesta lista — com direito a uma indireta à sereia mais famosa do elenco da concorrente. Confira quatro farpas jogadas pelo estúdio:
Ruby Marinho: Monstro Adolescente
Alvo: A Pequena Sereia
Um mês após a estreia do live-action de A Pequena Sereia estrelado por Halle Bailey, o entretenimento infantil ganha outra heroína marinha: Ruby. Ao invés de ser uma glamourosa sereia, porém, ela descende dos Krakens, criaturas descritas pela mitologia nórdica como monstruosidades do mar determinadas a afundar navios. Contrário às histórias antigas, porém, o filme da Dreamworks os imagina como seres mágicos e benévolos, antagonizados por sereias tão belas quanto vilanescas. Satirizando a aparência e a perfeição da Ariel de 1989, a animação critica os padrões das princesas do estúdio vizinho e afirma: as aparências enganam.
Megamente
Alvo: Os Incríveis
Assim como Ruby Marinho, Megamente quebra as expectativas impostas por sucessos da Disney, e estabelece uma dinâmica mais nuançada que o maniqueísmo de “heróis” e “vilões”. Partindo do mesmo ponto que Os Incríveis — heróis destemidos e vilões peculiares —, o filme dirigido por Tom McGrath questiona os referenciais utilizados para distinguir criminosos e bons cidadãos, transformando o cabeçudo de pele azul em um inusitado salvador da pátria.
Bee Movie: A História de uma Abelha
Alvo: Puff – O Ursinho Guloso
Descontraído, Bee Movie aproveita sua premissa marcada por animais e mel para fazer piada com um dos personagens mais queridos da literatura e das animações 2D do estúdio Disney. No filme, um pequeno urso amarelo tão adorável quanto Puff perturba a paz das abelhas por, constantemente, roubar o mel que produzem. Quando as abelhas processam a humanidade pela posse do mel e vencem, um humano interrompe o meliante guloso com uma arma carregada de tranquilizadores.
Franquia Shrek
Alvo: Contos de fadas retratados pela Disney
A franquia de filmes Shrek parodiou inúmeros personagens e elementos do cânone Disney, de Pinóquio e príncipes encantados até fadas madrinhas, donzelas em perigo e parques de diversão. No primeiro filme, por exemplo, os protagonistas ridicularizam um espetáculo animatrônico no castelo Duloc como sátira de It’s a Small World, uma das atrações mais tradicionais dos parques do estúdio. O terceiro longa, por sua vez, tem como ponto alto a cena musicada por Immigrant Song, da banda Led Zeppelin, em que as princesas Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela utilizam seus dotes para derrubar uma série de soldados.