Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Rio de Janeiro e mais: as paisagens destruídas por Godzilla e King Kong

'O Novo Império' expande lista de catástrofes fictícias causadas por dois dos maiores monstros do cinema

Por Thiago Gelli Atualizado em 9 Maio 2024, 12h46 - Publicado em 2 abr 2024, 08h58

Nenhuma dupla na história do cinema é tão barulhenta quanto Godzilla e King Kong, criaturas ferozes e rivais que, no momento, selam as pazes com a estreia de Godzilla e Kong: O Novo Império, no qual decidem destruir belas paisagens e marcos históricos por um bem maior: a preservação da humanidade, ameaçada por um algoz que deseja destruir tanto pessoas pequeninas quanto os monstros que dão título ao longa. Indiferente ao realismo, a aventura conta com dezenas de edifícios destruídos, e aumenta consideravelmente a lista de locais atacados pelo par. Confira alguns dos mais importantes locais pulverizados durante a história dos personagens: 

 

Castelo Osaka
Filme: Godzilla Contra-Ataca (1955)

O Castelo Osaka permanece de pé no Japão desde o início de sua construção em 1583
O Castelo Osaka permanece de pé no Japão desde o início de sua construção em 1583 (Reprodução/Getty Images)

Criado em 1954 por Shigeru Kayama e Ishirō Honda como resultado da ansiedade e trauma deixados pelo bombardeio nuclear em Hiroshima e Nagasaki, o monstro Godzilla primeiro aterrorizou terras japonesas antes de se tornar a figura mais amigável dos atuais lançamentos americanos. Em sua primeira sequência, Godzilla Contra-Ataca, o titã utiliza a estrutura do Castelo Osaka — construído no século XVI — para derrotar o rival Anguirus, transformando o monumento em ruínas. 

Sede da Organização das Nações Unidas
Filme: O Despertar dos Monstros (1968)

A Sede da Organização das Nações Unidas em Nova York
A Sede da Organização das Nações Unidas em Nova York (Reprodução/Getty Images)

Em sua primeira visita a Nova York, Godzilla negou guias turísticos e pouco se importou com a Estátua da Liberdade. Ao invés das típicas atrações para visitantes, o monstro optou por um passeio único: uma caminhada pelas águas do Rio Hudson, com esporádicos ataques aos prédios vizinhos. Assim, ele apontou seu raio atômico para a Sede da ONU e destruiu o pavilhão palco para os mais importantes líderes mundiais. 

Continua após a publicidade

Brooklyn Bridge
Filme: Godzilla (1998)

Junto ao Empire State e à Estátua da Liberdade, a Brooklyn Bridge é um dos principais cartões-postais de Nova York
Junto ao Empire State e à Estátua da Liberdade, a Brooklyn Bridge é um dos principais cartões-postais de Nova York (Reprodução/Getty Images)

Mais familiarizado com a cidade, o monstro voltou a Nova York 30 anos depois no reboot americano Godzilla, dirigido por Roland Emmerich. Ágil, esta versão da criatura chega a perseguir um grupo de cientistas e jornalistas motorizados rumo à ponte do Brooklyn, paisagem que é cartão postal da cidade americana. Com os pés fincados nas duas vias da passagem, o monstro destrói os famosos arcos e fios que a distinguem, e acaba imobilizado pelos escombros. 

Pirâmides de Gizé
Filme: Godzilla e Kong: O Novo Império (2024)

Após milhares de anos de existência, as pirâmides egípcias são atacadas na ficção em 'Godzilla e Kong'
Após milhares de anos de existência, as pirâmides egípcias são atacadas na ficção em ‘Godzilla e Kong’ (Reprodução/Getty Images)

Desafetos, King Kong e Godzilla se chocam em uma disputa territorial em O Novo Império, lutando pela posse do deserto do Cairo. Especialistas em catástrofe, os dois lutam ao redor de uma das sete maravilhas do mundo antigo, as Pirâmides de Gizé, e causam um estrago considerável nos monumentos. Depois da briga trágica, eles fazem as pazes para lutar contra o vilão Skar King, que deseja instaurar uma nova Era do Gelo. 

Continua após a publicidade

Rio de Janeiro
Filme: Godzilla e Kong: O Novo Império (2024)

Centenas de prédios cariocas são destruídos no novo filme da dupla, mas o Cristo Redentor segue intacto
Centenas de prédios cariocas são destruídos no novo filme da dupla, mas o Cristo Redentor segue intacto (Reprodução/Getty Images)

Tal Era do Gelo começa no Rio de Janeiro, que é alvo de um raio congelador. A paisagem tropical, ao som da Bossa Nova, é primeiro coberta por neve e depois pisoteada pelos dois protagonistas em sua batalha contra o monstro responsável pelo ocorrido. Vencida a guerra, os gigantes podem descansar, mas os cariocas sobreviventes devem lidar com a paisagem destroçada e as consequências climáticas — o Cristo Redentor, entretanto, é poupado no longa (ufa!). 

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.