Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Obra de Zé do Caixão restaurada na gringa, enfim, ganha mostra no Brasil

As nove cópias vertidas em 4K já foram distribuídas no exterior e, agora, serão exibidas de forma gratuita em BH antes de viajar pelo país

Por Thiago Gelli 19 set 2024, 16h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • José Mojica Marins como "Zé do Caixão"
    José Mojica Marins como "Zé do Caixão" (Fernando Abrunhosa/Dedoc)

    Nome lendário do terror brasileiro, José Mojica Marins atribuiu seu olhar macabro, escatológico e bem-humorado a mais de quarenta filmes que dirigiu e a cinquenta nos quais atuou. Dentre os personagens, nenhum ganhou mais popularidade que Zé do Caixão, que primeiro apavorou e entreteve milhões de brasileiros e, então, agarrou estrangeiros com as unhas enormes que adornavam suas mãos — lá, sob a alcunha de “Coffin Joe“. O sucesso internacional é tanto que, no início de 2024, a empresa britânica Arrow Films lançou um box de Blu-ray na Inglaterra e nos Estados Unidos com nove filmes do diretor restaurados em 4K, resolução moderna e cristalina. Alguns meses depois, as cópias revigoradas, enfim, serão exibidas aqui, no país que abastecia os pesadelos do contador de histórias, graças à mostra O Estranho Mundo de Zé do Caixão, em Belo Horizonte, entre os dias 3 e 10 de outubro.

    Promovida pelo Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, a retrospectiva conta com os longas À Meia-Noite Levarei Sua Alma, Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver e O Estranho Mundo de Zé do Caixão, O Despertar da Besta, Finis Hominis – O Fim do Homem, Quando Os Deuses Adormecem, A Estranha Hospedaria dos Prazeres, Inferno Carnal e Delírios de um Anormal, lançados entre 1968 e 1978. Além deles, Encarnação do Demônio (2008), último lançamento do diretor, também será exibido em 4K.

    O processo de restauração foi financiado pela Arrow Films, mas ocorreu no Brasil. Primeiro, os negativos originais foram encontrados na Cinemateca Brasileira e, depois, a Cinecolor ofereceu seus laboratórios para o trabalho, ocorrido entre 2022 e 2023. Como Mojica morreu em fevereiro de 2020, a coordenação do projeto ficou nas mãos do colaborador Paulo Sacramento, que produziu e montou Encarnação do Demônio.

    Gratuitos, os ingressos ficam disponíveis uma hora antes de cada sessão na bilheteria do cinema. Horários ainda serão divulgados no site do cinema. A previsão é que os filmes sejam exibidos também em São Paulo, ainda este ano, para depois rodar por outras capitais do país.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.