Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Morre Maggie Smith, de ‘Harry Potter’ e ‘Downton Abbey’, aos 89 anos

Atriz inglesa atuava desde os anos 1950 e era conhecida por papéis sofisticados como o da professora Minerva McGonagall, da saga bruxa

Por Thiago Gelli Atualizado em 27 set 2024, 12h11 - Publicado em 27 set 2024, 10h32

A atriz Maggie Smith — dama inglesa que marcou o teatro, cinema e televisão do país — morreu aos 89 anos na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, segundo comunicado de seus familiares. “É com grande pesar que anunciamos a morte da Dama Maggie Smith. Ela faleceu em paz no hospital nesta manhã. Intensamente privada, estava ao lado de família e amigos no fim. Ela deixa dois filhos e cinco netos queridos, todos devastados com a perda de sua extraordinária mãe e avó”, escreveram os herdeiros Toby Stephens e Chris Larkin. 

Smith começou a atuar ainda na adolescência, como estudante de artes cênicas. Seus primeiros passos foram dados nos palcos, meio que dominaria ao longo das próximas décadas. Junto a Judi Dench, ela é um dos nomes mais lendários e prolíficos do teatro inglês, tendo interpretado palavras de William Shakespeare, Anton Chekov, Noël Coward, Peter Shaffer, Edward Albee e outros grandes dramaturgos em  mais de 70 montagens diferentes entre 1952 e 2019. Já o estrelato no cinema chegou nos anos 1960 e culminou em sua primeira estatueta do Oscar por Primavera de uma Solteirona (1969). Desde então, manteve-se sempre ativa nas telas, totalizando seis indicações e repetindo a vitória em 1979 com Califórnia Suíte.

A atriz é uma de apenas 15 mulheres honradas pela “Tríplice Coroa da Atuação”, façanha composta pela junção de troféus do Oscar, Tony e Emmy. Para gerações jovens, ela é instantaneamente reconhecível como a condessa Violet Crawley, do drama aristocrático Downton Abbey, mas mais ainda como a bruxa Minerva McGonagall, professora que guiou o jovem bruxo Harry Potter (Daniel Radcliffe) ao longo de oito filmes lançados entre 2001 e 2011. No papel, equilibrava a sofisticação característica com o carisma abundante que a fez atriz cômica de sucesso.

Seu último trabalho em frente às câmeras foi o drama O Clube dos Milagres, sobre a viagem de quatro donas de casa irlandesas para a comuna sagrada de Lourdes, na França. O filme está disponível no streaming Max.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.