Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Destino ou acaso? Atores explicam como surgiu o fenômeno ‘Barbenheimer’

Em conversa, Margot Robbie e Cillian Murphy discutem os dois grandes sucessos do cinema em 2023

Por Gabriela Caputo Atualizado em 9 Maio 2024, 18h47 - Publicado em 5 dez 2023, 16h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A semana de 21 de julho foi um fenômeno da história recente do cinema. A data marcou a estreia de duas grandes produções, bastante aguardadas: Barbie, dirigido por Greta Gerwig, e Oppenheimer, obra de Christopher Nolan. Os filmes definitivamente não combinam entre si, sendo o primeiro uma comédia protagonizada pela boneca mais famosa do mundo, enquanto o outro é um drama de época sobre o físico que criou a bomba atômica que arrasou Hiroshima e Nagasaki. Ainda assim, o lançamento simultâneo acabou gerando até um meme conjunto, o chamado “Barbenheimer”. Nas redes sociais, só se falava disso. Conforme revelado pelos astros Cillian Murphy e Margot Robbie, a escolha da data que resultaria em tanto alvoroço só se deu por superstições particulares de um lado, e uma recusa do outro.

    Durante uma conversa entre os dois atores, em vídeo publicado pela Variety nesta terça-feira, 5, Murphy conta que Nolan tem certa superstição com o dia 21 julho, fazendo um esforço para que seus filmes sejam lançados nas proximidades dele. “É uma boa data! Também escolhemos ela”, brincou Margot no bate-papo da série Actors on Actors. A estrela de Barbie contou que um dos produtores de Oppenheimer, Chuck Roven, que já a conhecia de outros projetos, chegou a ligar para ela sugerindo que mudassem de data. “Não vamos mudar. Se você está com medo de nos enfrentar, então mude você”, respondera ela. Margot considerava que era justamente o contraste entre os filmes que os tornaria um ótimo par nas bilheterias — e comemora que o mundo tenha concordado. “Foi um bom instinto”, avaliou Murphy. Para ele, a recepção positiva de ambos filmes mostrou o tamanho do apetite das audiências com o cinema. Assim nascia o fenômeno “Barbenheimer”.

    Margot aproveitou para perguntar se o colega tinha conhecimento sobre os memes, já que em um entrevista concedida há alguns anos ele admitiu não saber o que eram. Murphy diz que sim, graças aos seus dois filhos adolescentes que a todo momento lhe mostram as piadas que circulam pela internet. Os astros admiram a perspicácia de “Barbenheimer”. “As pessoas me perguntavam se era um marketing articulado entre os dois estúdios. Não! O mundo fez isso”, acrescentou Margot. “As coisas se conectaram, de maneira que nem eu, nem você, nem os estúdios, ninguém poderia prever, e pode ser que nunca aconteça de novo”, completou Murphy.

    Confira o vídeo completo:

    Continua após a publicidade

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Tela Plana para novidades da TV e do streaming
    O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
    Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
    Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.