De ‘Superman’ a ‘Wicked’: 7 filmes grandiosos para ver nos cinemas em 2025
Saiba quais são os épicos mais aguardados do ano que prometem atrair o público com efeitos especiais, façanhas chocantes e histórias conhecidas

O ano de 2025 mal começou, mas já tem seu primeiro épico: o temível Nosferatu, que chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 2 de janeiro — e a lista de títulos grandiosos em escala, cenários e efeitos está longe de acabar. Do cinema de herói até o musical, estes são sete dos arrasa-quarteirões mais aguardados dos próximos doze meses. Confira:
Capitão América: Admirável Mundo Novo
Quando: 13 de fevereiro
Na nova aventura do Capitão América, o famoso escudo do herói é agora empunhado por Sam Wilson (Anthony Mackie), antigo Falcão, que assumiu o título de Steve Rogers (Chris Evans) ao fim da minissérie Falcão e o Soldado Invernal (2021). Em busca do próprio caminho sob o título, o novato se encontra dividido quando uma conspiração global o faz duvidar de sua fidelidade ao presidente dos Estados Unidos, Thaddeus Ross. Interpretado por Harrison Ford, o político promete ser uma adição explosiva ao universo — e apresentará ao público o Hulk Vermelho. Com ares do excepcional Capitão América: O Soldado Invernal, o filme é motivo de esperança para fãs após uma série de lançamentos decepcionantes da franquia Marvel.
Missão: Impossível – O Acerto Final
Quando: 22 de maio
Também em 2025, Tom Cruise retorna ao papel de Ethan Hunt pela oitava — e última — vez. Após sete filmes de sucesso, o astro de ação estabeleceu um parâmetro de qualidade único dentro do gênero, dando suor e sangue para conquistar efeitos memoráveis. Em nome da franquia, ele já escalou o Burj Khalifa em Dubai, saltou de um prédio para outro (e quebrou o tornozelo), se prendeu ao lado de fora de um avião em decolagem e pulou de paraquedas centenas de vezes. Agora, promete encerrar a trama épica com mais truques impressionantes, desafiado pelas consequências de todas as ações anteriores de seu personagem.
Bailarina, do Universo de John Wick
Quando: 5 de junho
Primeiro longa-metragem derivado da tetralogia John Wick, Bailarina apresenta outra assassina destemida aos fãs de Keanu Reeves. Eve (Ana de Armas) é uma jovem treinada pela facção sanguinária Ruska Roma, a mesma que resgatou o herói em sua infância, e é atormentada pela morte do pai. Como adulta, ela combina a agilidade de dançarina e a malícia de agente para derrotar rivais maiores e mais fortes, e assim abre seu caminho até a vingança. Conhecida por cenas de luta dinâmicas, a franquia promete exibir o melhor da coreografia cênica até agora.
F1
Quando: 26 de junho
Protagonizado por Brad Pitt e licenciado pela Fórmula 1 real, este drama veloz filmado para telas IMAX promete colocar o espectador no assento de motorista frequentemente ocupado por nomes como Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Lando Norris. Na trama, o veterano aposentado Sonny Hayes (Brad Pitt) decide sair do ócio para orientar o novato Joshua (Damson Idris).
Superman
Quando: 10 de julho
Esqueça as paisagens cinzentas e o tom soturno de Zack Snyder. Sob nova direção, o universo cinematográfico DC quer retomar as cores vibrantes, o senso de humor e o romantismo de seus quadrinhos e adaptações clássicas. O responsável pela página em branco é o cineasta James Gunn — de Guardiões da Galáxia e O Esquadrão Suicida —, e seu primeiro teste é Superman. Com direito ao acompanhante canino Krypto, a nova versão do personagem volta a conciliar o amor pela humanidade com o trabalho de jornalista à paisana e os ataques constantes do careca Lex Luthor (Nicholas Hoult).
Wicked: For Good
Quando: 20 de novembro
Um ano após o lançamento de Wicked, For Good adapta o segundo ato da peça de sucesso e encerra a jornada das bruxas Elphaba (Cynthia Erivo) e Glinda (Ariana Grande). Situado após a transformação da protagonista na Bruxa Má do Oeste, o segundo capítulo da trama afasta as duas amigas e é mais obscuro, cheio de reviravoltas que surpreenderão os menos familiarizados com a história. Nele, espectadores também descobrirão como as aventuras da famosa Dorothy se encaixam nesse universo. Além da música que dá título ao longa, serão cantadas faixas do musical como No Good Deed e Thank Goodness, além de duas músicas inéditas compostas para o filme.
Avatar: Fogo e Cinzas
Quando: 18 de dezembro
O terceiro dos quatro filmes planejados para a franquia Avatar apresenta um novo tipo de alienígena Na’vi, capaz de manipular as propriedades do fogo assim como o clã de O Caminho da Água domina o líquido. O retorno do elenco principal foi confirmado, mas nenhum maior detalhe da trama foi divulgado até então. Mesmo assim, as expectativas já são altas — “grandioso”, afinal, é sinônimo ao cinema ambicioso de James Cameron.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial