Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

‘Crimes of the Future’: uma distopia biológica para quem tem estômago

O diretor David Cronenberg choca ao imaginar uma era em que humanos usam a tecnologia para mudar seus corpos

Por Marcelo Marthe Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 11h25 - Publicado em 16 jul 2022, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na sala poeirenta da divisão de Registro de Novos Órgãos, Saul Tenser (Viggo Mortensen) é devorado com os olhos pela burocrata Timlin (Kristen Stewart). Ela o cerca num canto, tomada por desejo; ele se esquiva. Timlin faz o homem abrir a boca e o examina por dentro. Ele parece gostar, mas recua diante de um beijo: “Desculpe, eu não sou bom no antigo sexo”. Se chegar firme a essa altura do desafiador Crimes of the Future (Canadá/Inglaterra/Grécia, 2021), o espectador já estará ciente do que realmente move a libido dos personagens da nova distopia biotecnológica do diretor David Cronenberg: a visão de vísceras e tecidos modificados através da genética e, graças a avanços da medicina, capazes de despertar prazer ao ser expostos e tocados — tanto para quem vê como para quem, como o artista performático Tenser, se oferece de cobaia. “A cirurgia é o novo sexo”, diz ele, resumindo essas mórbidas relações humanas.

    O silêncio dos inocentes

    E bota mórbidas nisso: durante sua exibição no último Festival de Cannes, o filme de Cronenberg — que acaba de chegar aos cinemas do país e estreia na plataforma Mubi no dia 29 — levou muitos a deixar a sessão chocados. Aos 79 anos e havia oito sem dirigir um longa, o cineasta canadense está de volta à sua zona de conforto: a provocação assentada na esquisitice presente em filmes como A Mosca (1986) e Crash — Estranhos Prazeres (1996).

    O Exorcista

    É com Crash, que falava de pessoas com o perturbador fetiche sexual por acidentes de carro, que Crimes of the Future mais se aparenta. Numa era hipotética, os humanos vivem uma transição física vertiginosa. Já não se sente dor, o sono e a alimentação são otimizados por camas e cadeiras com aspecto orgânico, e as pessoas rumam a uma fusão de seus organismos com elementos sintéticos. A prática assusta e é coibida, pois não se sabe ao certo seu efeito sobre a evolução da espécie. Mas, no submundo, cientistas e artistas radicalizam essas experiências.

    Continua após a publicidade

    Em suas performances, Tenser se deixa ser dissecado ao vivo, enquanto a parceira Caprice (Léa Seydoux) controla com um joystick os bisturis que vão abrindo seu abdome e de lá extraindo surpresinhas que causam excitação: órgãos desconhecidos que seu metabolismo produziu e viram “obras de arte”. Crimes of the Future não deixa de ser um suspense — e decerto frustra quem espera um final apoteótico. Mas é, sobretudo, uma potente versão do mito grego de Prometeu: ao brincar de Deus, criando, por exemplo, crianças capazes de deglutir plástico, não estaria o homem dando um passo maior que as pernas? O espectador pode tirar sua conclusão — se tiver estômago.

    Publicado em VEJA de 20 de julho de 2022, edição nº 2798

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    Continua após a publicidade
    Sylvester Stallone apoia Trump e o chama de “segundo George Washington”Sylvester Stallone apoia Trump e o chama de “segundo George Washington”
    O silêncio dos inocentes
    Sylvester Stallone apoia Trump e o chama de “segundo George Washington”Sylvester Stallone apoia Trump e o chama de “segundo George Washington”
    Continua após a publicidade

    O Exorcista

    logo-veja-amazon-loja
    Continua após a publicidade

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.