Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Atriz de Diário de Uma Paixão é diagnosticada com Alzheimer como no filme

No longa de 2004, Gena Rowlands interpretou versão mais velha da personagem vivida por Rachel McAdams

Por Mariana Carneiro 25 jun 2024, 19h45

Intérprete da versão idosa da protagonista de Diário de uma Paixão (2004), a atriz Gena Rowlands, de 95 anos, sofre da doença do mal de Alzheimer — curiosamente, exatamente como sua personagem no romance dirigido por Nick Cassavetes, filho da atriz. A revelação do diagnóstico foi feita pelo próprio Nick Cassavetes, nesta terça-feira, 25. Veterana de Hollywood, Gena recebeu duas indicações ao Oscar ao longo de seus mais de 70 anos de carreira e, em 2015, foi laureada com uma estatueta honorária na premiação.

“Consegui que minha mãe interpretasse a Allie [vivida por Rachel McAdams no romance] mais velha, e passamos muito tempo conversando sobre Alzheimer, querendo ser autênticos sobre isso. E agora, nos últimos cinco anos, ela teve Alzheimer. Ela está com demência total”, compartilhou Cassavetes ao portal Entertainment Weekly. De acordo com o diretor, sua avó, a falecida atriz Lady Rowlands, também sofria da doença. “É tão louco – nós vivemos isso, ela atuou, e agora é por nossa conta.”

Na época das filmagens do longa, Gena falou sobre como a luta de sua mãe contra a doença impactou sua decisão de interpretar Allie. “Gravar Diário de uma Paixão foi particularmente difícil, porque dou vida a uma personagem que tem Alzheimer. Passei por isso com minha mãe, e se Nick não fosse o diretor o filme, acho que não teria aceitado o papel — é muito difícil. Foi um filme difícil, mas maravilhoso”, revelou a atriz à revista O em 2004.

Do que fala Diário de Uma Paixão?

No filme — considerado um dos maiores romances do começo dos anos 2000, Duke (James Garner) é um paciente de uma clínica de repouso que passa os dias lendo um diário para uma colega em que conta a história de amor de Allie Hamilton (Rachel McAdams), uma jovem rica, e Noah Calhoun (Ryan Gosling), um operário de obras, dois jovens que se apaixonam na juventude dos anos 1940 após se conhecerem em um parque de diversões. Com a diferença de classe social, os pais de Allie a impedem de ficar com Noah, mas os dois se reencontram anos depois e enfim vivem juntos para sempre. Ao longo da história, é descoberto que Duke é Noah, e a colega é Allie, que sofre de Alzheimer. O idoso lê a história repetidamente para ajudar sua amada a lembrar do amor de sua vida.

Continua após a publicidade

Diário de Uma Paixão está disponível no streaming Max e Prime Video, além de ser possível alugá-lo no Google Play, YouTube e na Apple TV+.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.