Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

A surpreendente homenagem de Cate Blanchett à brasileira Clarice Lispector

A estrela de Hollywood citou a escritora durante festival de cinema na Espanha e destacou que aplica reflexões dela em sua vida e trabalho

Por Amanda Capuano Atualizado em 23 set 2024, 12h15 - Publicado em 23 set 2024, 11h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    Cate Blanchett recebendo o prêmio Donostia no Festival de San Sebastian, onde exaltou Clarice Lispector (Juan Naharro Gimenez/Getty Images)

    A estrela de Hollywood Cate Blanchett exaltou a escritora brasileira Clarice Lispector ao ser premiada no Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha, que aconteceu neste fim de semana. Premiada por sua carreira cinematográfica, a australiana revelou-se uma leitora assídua das obras de Clarice, da onde extrai lições valiosas para a sua vida e trabalho. “Vivemos tempos de incerteza. Eu pego coragem, de certa forma, de Clarice Lispector, uma escritora brasileira que é simplesmente genial, cujos trabalhos eu tenho lido recentemente, e ela diz que há certas vantagens em não saber”, explicou ela.

    Além de citar a escritora — que nasceu na Ucrânia, mas se mudou para o Brasil com a família ainda bebê — Cate também leu para o público presente um trecho literário da autora. “Eu sei de muito pouco. Mas tenho a meu favor tudo o que não sei e – por ser um campo virgem – está livre de preconceitos. Tudo o que não sei é a minha parte maior e melhor: é a minha largueza. É com ela que eu compreenderia tudo. Tudo o que não sei é que constitui a minha verdade”, entoou ela, reproduzindo, em inglês, uma parte de Diálogo do Desconhecido, do livro A Descoberta do Mundo.

    Pouco antes do discurso na premiação, em uma entrevista coletiva sobre o filme Rumors, a atriz já havia citado Clarice, a quem descreveu como uma “incrível escritora brasileira”, como fonte de inspiração na busca por excelência. “Ela diz: ‘É preciso muito esforço para ser simples’. Geralmente, coisas que parecem sem esforço exigem muita preparação”, apontou ela, exaltando a reflexão ao falar sobre o esforço e comprometimento aplicado em sua carreira no cinema.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.