Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Educação Sentimental

Por Betty Milan Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Nós hoje tendemos a focalizar só os fatos. Com isso, perdemos de vista a vida que, sendo o nosso maior bem, é efêmera. Como a vida tanto depende da atualidade quanto dos sentimentos, vou andar na contramão e falar sobretudo deles
Continua após publicidade

A paixão do ódio é indissociável da paixão da ignorância

Tradicionalmente se diz que as paixões humanas são três: a do amor, a do ódio e a da ignorância. O amor pode se tornar ódio. Daí a existência do conceito de hainamoration, introduzido por Lacan na Psicanálise. Trata-se de um conceito dificilmente traduzível, que engloba o ódio (haine) e o amor (amour), partindo da palavra […]

Por Katia Perin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jul 2020, 22h00 - Publicado em 29 ago 2016, 10h00

paixao

Tradicionalmente se diz que as paixões humanas são três: a do amor, a do ódio e a da ignorância. O amor pode se tornar ódio. Daí a existência do conceito de hainamoration, introduzido por Lacan na Psicanálise. Trata-se de um conceito dificilmente traduzível, que engloba o ódio (haine) e o amor (amour), partindo da palavra enamoramento.

A ignorância nem sempre leva ao ódio. Mas é certo que ódio é indissociável da ignorância. Por isso, o maior dos pacifistas, o Buda, centrou seu ensinamento na procura da verdade.

nadinha

Pierre Bonnard é um artista francês pós-impressionista. Foi pintor, ilustrador e escultor. Durante sua longa vida (1867-1947), pintou personagens, nus, retratos, paisagens, interiores, naturezas mortas, flores, frutos e, insistentemente, sua mulher, Marthe. Considerado um gênio do colorismo, era mais imaginativo do que realista, não sendo raro que, em suas telas, o objeto representado seja indefinido.

Assim, em Colheita de maçãs (1899), o objeto figurado, que corresponde à maçã, não tem nem a forma e nem a cor da maçã. É cor de vinho. Como se Bonnard pretendesse dar a entender que, na verdade, isto é aquilo e pode ser outra coisa, conforme o olhar. Diferentemente dos outros saberes, o saber do artista privilegia a ambiguidade. Também por isso, ele tende a ser um pacifista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.