Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

As habilidades socioemocionais no contexto do ensino das disciplinas

A epidemia do coronavírus fez a sociedade sentir falta e até mesmo saudade da escola. Isso vale para os pais e também para as crianças e jovens. Quem diria!

Por João Batista Oliveira 3 ago 2020, 17h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Criança com smartphone
    Estando nas escolas, as crianças e jovens têm mais oportunidade de desenvolver e manter amizades, aprender a comportar-se em grupos, interagir com adultos fora de sua família. (Alexandre Schneider/VEJA/VEJA)

    Este é o quarto post da série “Redescobrindo as funções da escola em tempos de Covid-19 (leia os anteriores aqui, aqui e aqui). 

    Publicidade

    A epidemia do coronavírus fez a sociedade sentir falta – ou até mesmo saudades – da escola. Isso vale para os pais, mas também para as crianças e jovens. Quem diria! Mas isso tem a ver com o tema tratado no post anterior e continuado neste: as escolas são instituições fundamentais para promover o desenvolvimento social e emocional das crianças e jovens. No futuro, poderão ser substituídas, inclusive pelo ensino à distância e o homeschooling. Mas por mais de 20 séculos elas têm conseguido cumprir esse papel.

    Publicidade

    Um estudo recente realizado pelo CDC – Center for Diseases Control dos Estados Unidos organizou as informações sobre esses aspectos importantes da ecologia da aprendizagem. Eis uma breve síntese:

    . As escolas promovem um contexto para as crianças interagirem socialmente – o que é essencial para o desenvolvimento da linguagem, comunicação e habilidades sociais, emocionais e interpessoais.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    . Estando nas escolas, as crianças e jovens têm mais oportunidade de desenvolver e manter amizades, aprender a comportar-se em grupos, interagir com adultos fora de sua família.

    . Também nas escolas as crianças e jovens têm acesso a sistemas de apoio que lhes permitem reconhecer e gerenciar suas emoções, estabelecer metas e lutar por elas, apreciar a perspectiva do colega, tomar decisões que levam a consequências.

    Publicidade

    . Esse contexto ajuda a formar conexões que geram uma segurança e estabilidade, e contribuem para o bem-estar.

    Continua após a publicidade

    . A escola também promove, direta ou indiretamente, um mecanismo para regular o sono e as rotinas domésticas, bem como atividades físicas essenciais para o desenvolvimento de crianças e jovens.

    Publicidade

    . Tudo isso pode ser ainda muito mais relevante para crianças e jovens com dificuldades especiais e que encontram na escola recursos para apoiá-los de maneira mais eficaz.

    Finalmente, a ausência prolongada da escola pode aumentar a exposição das crianças e jovens a situação de violência e risco. Casos de violência doméstica são frequentemente detectadas nas escolas mais do que em qualquer outro lugar. A merenda escolar também constitui, para muitas crianças, um complemento ou até mais de suas necessidades alimentares.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.