Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Dúvidas Universais

Por Duda Teixeira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Os fatos internacionais que desafiam a lógica e o bom-senso explicados de maneira clara e atraente. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Por que os filipinos falam inglês?

Rodrigo Duterte já proferiu diversos ataques em inglês

Por Duda Teixeira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jul 2020, 21h54 - Publicado em 8 set 2016, 12h59

O presidente filipino Rodrigo Duterte, xingou na semana passada a mãe do presidente Barack Obama no idioma filipino. Mas ele também já proferiu diversos ataques em inglês, como “motherfucker” (veja o vídeo abaixo).

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=JHc1-_QiXos?feature=oembed&w=500&h=281%5D

O inglês é uma das línguas oficiais do país, além do filipino. A maioria da população fala inglês com algum grau de fluência. As aulas escolares são em inglês, que também é o idioma mais usado pelos comerciantes, pelos juízes, advogados e pelos governantes.

Como explicar isso?

Resumindo as Filipinas, esse estranho país, em três itens, temos que:

1. O arquipélago foi ocupado há milhares de anos por diversos povos vindos de outras ilhas. Vários deles falavam o tagalo, que serviu de base para o idioma filipino.

Continua após a publicidade

2. No século XIV, a região foi invadida por árabes, que levaram para lá a religião muçulmana (atualmente, 5% da população).

3. Entre os séculos XVI e XIX, o país foi colônia espanhola. O nome Filipinas é uma homenagem ao Rei Filipe II, da Espanha. Cerca de 83% da população é católica.

E o inglês?

Em 1898, o navio de guerra USS Maine explodiu em um povo de Havana, Cuba. Mais de duzentos marinheiros morreram. O barco tinha sido mandado para lá para proteger os americanos que estavam na ilha caribenha durante a insurreição cubana contra a Espanha. 

Continua após a publicidade

Como acreditou-se que a Espanha é que tinha explodido o navio (o que não é certo hoje), americanos e espanhóis entraram e guerra.

O conflito foi vencido pelos Estados Unidos, que foram apoiados pela população de várias colônias espanholas. Como espólio de guerra, eles levaram Guantánamo, em Cuba, onde existe uma base e uma prisão americana. Também ganharam Puerto Rico. A soberania sobre as Filipinas foi comprada por 20 milhões de dólares. 

A partir daí, professores americanos foram enviados para o arquipélago para ensinar o inglês e torná-lo a língua oficial. O espanhol, que era bem falado na população foi perdendo espaço. Hoje, sobrevive em algumas palavras, como droga e basura (lixo). 

Em 1946, após a II Guerra, as Filipinas ganharam a independência, mas a influência americana permaneceu.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.