O presidente filipino Rodrigo Duterte, xingou na semana passada a mãe do presidente Barack Obama no idioma filipino. Mas ele também já proferiu diversos ataques em inglês, como “motherfucker” (veja o vídeo abaixo).
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=JHc1-_QiXos?feature=oembed&w=500&h=281%5D
O inglês é uma das línguas oficiais do país, além do filipino. A maioria da população fala inglês com algum grau de fluência. As aulas escolares são em inglês, que também é o idioma mais usado pelos comerciantes, pelos juízes, advogados e pelos governantes.
Como explicar isso?
Resumindo as Filipinas, esse estranho país, em três itens, temos que:
1. O arquipélago foi ocupado há milhares de anos por diversos povos vindos de outras ilhas. Vários deles falavam o tagalo, que serviu de base para o idioma filipino.
2. No século XIV, a região foi invadida por árabes, que levaram para lá a religião muçulmana (atualmente, 5% da população).
3. Entre os séculos XVI e XIX, o país foi colônia espanhola. O nome Filipinas é uma homenagem ao Rei Filipe II, da Espanha. Cerca de 83% da população é católica.
E o inglês?
Em 1898, o navio de guerra USS Maine explodiu em um povo de Havana, Cuba. Mais de duzentos marinheiros morreram. O barco tinha sido mandado para lá para proteger os americanos que estavam na ilha caribenha durante a insurreição cubana contra a Espanha.
Como acreditou-se que a Espanha é que tinha explodido o navio (o que não é certo hoje), americanos e espanhóis entraram e guerra.
O conflito foi vencido pelos Estados Unidos, que foram apoiados pela população de várias colônias espanholas. Como espólio de guerra, eles levaram Guantánamo, em Cuba, onde existe uma base e uma prisão americana. Também ganharam Puerto Rico. A soberania sobre as Filipinas foi comprada por 20 milhões de dólares.
A partir daí, professores americanos foram enviados para o arquipélago para ensinar o inglês e torná-lo a língua oficial. O espanhol, que era bem falado na população foi perdendo espaço. Hoje, sobrevive em algumas palavras, como droga e basura (lixo).
Em 1946, após a II Guerra, as Filipinas ganharam a independência, mas a influência americana permaneceu.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
A reação do filho de Nicolás Maduro à prisão dos pais







