Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Clarissa Oliveira

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas sobre política e economia. Análises, vídeos e informações exclusivas de bastidores
Continua após publicidade

Bolsonaro incita um linchamento público

Mandato protege o cargo de Barra Torres, mas não o blinda de ataques instigados pelo presidente nas redes pela liberação da vacina para crianças

Por Clarissa Oliveira 17 dez 2021, 09h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro não aceitou a decisão da Anvisa de aprovar a vacina da Pfizer para crianças com idades entre 5 e 11 anos, pouco importa o trabalho técnico por trás da liberação do imunizante. Sem ter como interferir na autonomia da agência ou demitir seu comando, o presidente acha válido ameaçar revelar os nomes de técnicos da agência responsáveis pela decisão.

    O objetivo evidente por trás da ameaça do presidente é intimidar e expor individualmente as pessoas que assinam em baixo da liberação. Mesmo diante das declarações do diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, apontando que esses mesmos profissionais já se tornaram alvos de violência e ameaças. E a consequência disso é óbvia: incitar um de linchamento virtual.

    Não muito diferente do que Bolsonaro já fez em inúmeras ocasiões contra profissionais de imprensa que, no exercício da sua profissão, veicularam notícias que o desagradaram. Profissionais que se viram na mira do presidente já enfrentaram desde o vazamento de documentos pessoais de seus filhos até ameaças de morte. O mesmo se anuncia para os profissionais da Anvisa.

    Esta foi a forma encontrada por Bolsonaro para dizer a Barra Torres que esperava dele um comportamento semelhante ao de auxiliares como Marcelo Queiroga ou Eduardo Pazuello. Na base do “um manda, o outro obedece”. Mas Barra Torres está protegido por seu mandato. O que não o protege, junto com os profissionais que integram sua equipe, de todo o resto.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.