Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Cidades sem Fronteiras

Por Mariana Barros Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A cada mês, cinco milhões de pessoas trocam o campo pelo asfalto. Ao final do século seremos a única espécie totalmente urbana do planeta. Conheça aqui os desafios dessa histórica transformação.
Continua após publicidade

Como aproveitar o saque do FGTS para conseguir a casa própria

Dinheiro das contas inativas também pode ser usado para facilitar compra de imóvel

Por Mariana Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 18h08 - Publicado em 29 mar 2017, 07h09

Usar o FGTS para comprar a casa própria não é novidade para ninguém. Mas a possibilidade de sacar as contas inativas beneficiará até quem não contava com esse recurso. Confira abaixo como o saque do FGTS pode facilitar a conquista da casa própria:

  • Permitindo que cônjuges também usem o FGTS
    Pessoas cujos cônjuges já usaram o recurso são impedidas de utilizarem o próprio FGTS para comprar um imóvel. O governo entende que, o fato de serem casadas com quem já o fez, as torna beneficiárias. O saque resolve esse problema, permitindo que elas também possam indiretamente usar o dinheiro do fundo para adquirir um imóvel.
  • Facilitando a obtenção de financiamento 
    A dificuldade em obter financiamento imobiliário junto ao banco pode ser amenizado pelo saque do FGTS. A quantia pode tanto reduzir o total a ser financiado como ajudar na negociação de valores e taxas. Lembrando que a prestação não deve ser superior a 30% da renda familiar bruta.  É possível ainda usar o dinheiro para quitar parcelas de uma dívida já em curso. “Sempre vale a pena aproveitar a chance de sair do financiamento”, diz o advogado especialista em Direito Imobiliário Marcelo Tapai.
  • Reduzindo as chances de distratos
    O distrato é o cancelamento da compra do imóvel adquirido na planta. Normalmente acontece na hora da entrega das chaves, quando o consumidor descobre que não terá como arcar com o financiamento bancário que se inicia a partir dali. O saque do FGTS permite que a negociação de financiamento com o banco possa acontecer antes da entrega das chaves. “Ao antecipar essa negociação é possível obter condições melhores e reduzir os riscos”, recomenda Tapai.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.