Aberta desde 1969, loja de Artes da Livraria Cultura no Conjunto Nacional fecha as portas
Com a mudança, a série de debates Esquina passa a acontecer na premiada unidade do shopping Iguatemi, projetada por Marcio Kogan

O espaço onde a Livraria Cultura funcionava há quase cinquenta anos em São Paulo fechou as portas. A unidade com paredes de vidro localizada no centro do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, encerrou as atividades neste mês. É a segunda da rede no Conjunto Nacional a encerrar atividades neste ano (leia mais no final deste post).
Fundada em 1947, a Livraria Cultura abriu ali sua primeira loja no Conjunto Nacional, em 1969. A segunda veio somente quarenta anos depois, em 2007, quando o antigo Cine Astor foi reformado para abrigar a megastore, hoje a principal da rede. E a antiga loja de vidro foi reformada para abrigar apenas os títulos de arte.
No mezanino, permaneceu uma charmosa sala envidraçada que abrigou centenas de eventos, entre eles o Esquina, série de debates sobre cidades organizada por mim e pelo empresário Eduardo Andrade de Carvalho. Com o fim das atividades da loja de Artes, o Esquina passa a acontecer no auditório da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, na Avenida Faria Lima.
A loja do Iguatemi é uma dos mais novas da rede — e das mais especiais também. Aberta em 2013, venceu no ano seguinte a categoria comercial do Inside Awards, do World Architecture Festival (WAF), uma das principais premiações arquitetônicas do mundo. O autor do projeto é Marcio Kogan, do Studio MK27, que criou no espaço um misto de escada e arquibancada para os clientes se sentarem, contemplarem o ambiente e lerem.

Interior da loja do Iguatemi, onde passa a acontecer o Esquina (Foto Divulgação)
O primeiro encontro da nova série do Esquina no Iguatemi acontece na próxima segunda-feira, dia 28, às 19h30. O tema da conversa será a vida em São Paulo sem carro, com participação do jornalista Leão Serva, autor de “Como Viver em SP sem Carro” e criador do aplicativo SP sem Carro, e da ativista Silvia Stuchi Cruz, idealizadora do coletivo CorridaAmiga e secretária executiva da Comissão Técnica Mobilidade a Pé e Mobilidade da ANTP. A participação do público é aberta e gratuita, e as inscrições podem ser feitas aqui.
A loja de Artes é a segunda da rede a passar por reforma neste mês. A primeira foi a loja dedicada aos títulos da editora Companhia das Letras, transformada na temática Geek.Etc.Br, linha da Livraria Cultura para produtos da cultura pop e nerd. No momento, há duas Geeks no Conjunto Nacional. O destino da antiga loja de Artes não foi divulgado, mas seu acervo já foi alocado no último andar da loja principal, numa área antes dedicada a CDs e DVDs.
Por Mariana Barros
>> Acompanhe o Cidades sem Fronteiras no Facebook // Siga no Twitter// E no Instagram