Série ‘Como mudar sua mente’ ensina muito sobre o debate de psicodélicos
Produção da Netflix baseada no livro de Michael Pollan aborda o LSD, a mescalina, a psilocibina e o MDMA de forma embasada e inspiradora
Em 2018, o jornalista e escritor americano Michael Pollan, conhecido principalmente pelos trabalhos sobre gastronomia, lançou o livro “Como mudar sua mente: O que a nova ciência das substâncias psicodélicas pode nos ensinar sobre consciência, morte, vícios, depressão e transcendência”. O subtítulo longo indica a abrangência da análise de Pollan sobre o tema. E agora, o livro foi adaptado para uma série da Netflix em quatro capítulos, cada um dedicado a uma substância alucinógena diferente. Nenhum deles aborda a cannabis, mas o formato da produção e a maneira como o LSD, a psilocibina, o MDMA e a mescalina têm muito a ensinar sobre a discussão de psicodélicos.
Um dos elementos mais interessantes é a seriedade com que cada uma das substâncias é tratada. Assim como em seus livros, Pollan mergulha na história, na cobertura da imprensa e em personagens instigantes para apresentar uma abordagem ampla de cada tema. O resultado é um olhar histórico e uma atualização sobre o que a ciência vem descobrindo.
A escolha dos entrevistados também é fundamental. São profissionais de áreas diversas, de pesquisadores, químicos e psicólogos a ícones da contracultura e líderes espirituais. Assim, a impressão que fica é de que a obra não foi feita por um ativista, mas trata-se de uma defesa bem embasada dos benefícios de cada um dos psicodélicos.
Há ainda um outro elemento que contribui muito para o tom da série: o carisma de Pollan. Não à toa essa é a segunda série da Netflix baseada em seus livros – a anterior foi “Cozinhar“, sobre os processos usados na gastronomia. Ele ainda aparece em outras duas produções disponíveis na plataforma: “Sal, Gordura, Acidez e Calor” e “Fungos Fantásticos“. Ao relatar suas experiências pessoas, ele acaba aproximando os espectadores do assunto.
“Como mudar sua mente” é uma produção interessante para quem já acompanha o tema há algum tempo, mas é especialmente instigante para os curiosos que já ouviram falar de uma ou outra substância, mas o estigma envolvido foi um empecilho para continuar pesquisando. É uma valiosa porta de entrada para a história e os desdobramentos mais recentes dos psicodélicos.
Assista ao trailer: