Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Caçador de Mitos

Por Leandro Narloch Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Uma visão politicamente incorreta da história, ciência e economia
Continua após publicidade

Mito: “a menor velocidade das marginais de São Paulo segue uma tendência mundial”

Nas “marginais” de Nova York, Londres, Los Angeles e Paris, os limites de velocidade são mais altos que nas marginais paulistanas

Por Leandro Narloch
Atualizado em 30 jul 2020, 21h37 - Publicado em 10 out 2016, 12h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Muitos colunistas têm repetido que a redução da velocidade nas marginais de São Paulo segue uma tendência já vista em outras metrópoles. Meu colega Roberto Pompeu de Toledo, na VEJA desta semana, afirma que se o prefeito eleito João Doria cumprir a promessa de campanha e elevar os limites das marginais, agirá “na contramão do que hoje é norma nos principais centros urbanos do mundo”. Na Folha de hoje, Leão Serva vai na mesma linha.

    Essa afirmação é correta apenas para a velocidade de ruas e avenidas internas. Mas é um mito em se tratando das rápidas perimetrais, onde a norma são limites mais altos que os de São Paulo.

    Na Henry Hudson Parkway, que contorna o oeste da ilha de Manhattan, a velocidade máxima é 50 milhas por hora (80 km/h). Esse é o mesmo limite da North Circular Road, de Londres, como eu já contei anteriormente. Essa avenida corta as zonas 2 e 3 de Londres e em muitos trechos é mais próxima a casas e comércios que a marginal Tietê ou Pinheiros.

    Nas “freeways” de Los Angeles, nem se fala: o limite de velocidade é 65 milhas por hora (104 km/h).

    Em Paris, o Boulevard Périphérique define o centro expandido da cidade, assim como as marginais paulistanas. Os motoristas podem dirigir por ali a 70 km/h. Em São Paulo, os limites impostos pelo prefeito Fernando Haddad vão de 70 km/h na pista expressa a 50 km/h na pista local.

    Continua após a publicidade

    Vejam: não estou falando de anéis viários, rodovias que contornam as cidades. Esses três exemplos são perimetrais, construídas com o mesmo objetivo de interligar a cidade por meio de avenidas que contornam o centro.

    O argumento da “tendência mundial” vale a redução da velocidade em ruas e avenidas, não para rápidas perimetrais. Limites de velocidade tão baixos nas marginais de São Paulo são uma anomalia se comparados a outras metrópoles pelo mundo.

    @lnarloch

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.