O cineasta Chico Kertész lança, em agosto, o documentário sobre o segundo título conquistado pelo Esporte Clube Bahia em 1988, que completa 30 anos neste ano (a final foi disputada em 19 de fevereiro de 1989). Segundo ele, o filme está em fase final e terá depoimentos do narrador Galvão Bueno, do jornalista Paulo Vinicius Coelho e da estrela do triunfo, Bobô.
“Quase tudo já foi gravado. Estamos editando para finalizar. Tivemos uma dificuldade para localizar cada jogador e ir atrás deles, porque hoje a maioria vive fora da Bahia”, disse.
Torcedor declarado do Vitória – rival do Bahia no estado –, Chico garantiu que foi “tranquilo” tocar o projeto do documentário. “Eu sou encantado por história, e quando me envolvo para contar não existe nenhum tipo de problema de minha parte”, afirmou.
Diretor do documentário “Axé – Canto do Povo de um Lugar”, que foi lançado em 2016, Chico Kertész já batizou o novo filme. “Os dois últimos jogos foram disputados em 1989, mas o campeonato é de 1988. Então, o título do filme é 88 também”, antecipou. Em 19 de fevereiro de 1989, o Esporte Clube Bahia chegou à final da competição com 13 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas.
O clube baiano venceu a primeira partida contra o Internacional por 2 a 1 na Fonte Nova, e empatou a segunda em 0 a 0 no Beira-Rio. O Bahia foi o primeiro campeão nacional ao conquistar, em 1959, a Taça Brasil contra o Santos de Pelé, no Maracanã.