O deus ali errante na manhã primeira,
Que teria esperado da palavra?
Ele nada mais fez que juntar pedras,
São montes que se vêem nas esquinas.
Veio o segundo dia. E a criança surgiu
Que, hesitante, recolhe um ramozinho
Pra oferecê-lo, infinito, com mão tendida,
A outros que, no jogo, surpresos se calam.
Olham-no avançar, eles voltam-lhe as costas,
O céu estrepitoso atravessa o arvoredo,
Seu fogo abate-se, onde eu ouvia risos.
Ao final do outro dia o mundo cessa,
O que ser poderia não será,
A noite toda chove até o fundo da relva.
Escrito por Yves Bonnefoy, um dos maiores poetas da França, o poema “A criança do segundo dia”, reproduzido acima, foi traduzido pelo premiadíssimo escritor brasileiro Mario Laranjeira. Extraídos da obra mais recente do poeta ─ “Raturer outre” ─ e inéditos no Brasil, os versos integram a seção Poemas traduzidos da sétima edição da revista Dicta&Contradicta, que será lançada nesta segunda-feira, 20 de junho. A revista também traz uma entrevista exclusiva com Bonnefoy.
Além do escritor francês, a sétima edição de Dicta&Contradicta apresenta um artigo do inglês Anthony Daniels sobre Cesare Battisti. Depois de ler toda a obra do italiano, Daniels constatou que Battisti confessa o assassinato de um agente carcerário num dos capítulos do livro “Les habits d’ombre”.
Lançada em 10 de junho de 2008 pelo Instituto de Formação e Educação, a Dicta&Contradicta é uma revista semestral que reúne artigos e resenhas de intelectuais sobre temas como ética, cultura e artes. Todas as edições comportam seções de filosofia, humor, análise de poemas, perfis, resenhas de livros e artigos breves sobre música, artes plásticas e cinema.
O lançamento da 7ª edição de Dicta&Contradicta será marcado por uma conversa com o maestro Roberto Minczuk, diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, que falará sobre a mediocridade na condução de questões culturais no Brasil.
Evento de lançamento do sétimo número de Dicta&Contradicta
Local: Teatro Eva Hertz – Livraria Cultura Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073. Tel.: 11 3170-4033
Quando: segunda-feira, 20 de junho de 2011, às 19h30
As entradas (duas por pessoa) serão distribuídas no dia do evento, a partir das 18 horas. As vagas são limitadas.