“A chefe acha que a largada foi perfeita, mas continua acreditando que seu grande trunfo é o conjunto da obra”, confidenciou um dos 687 assessores de Miriam Belchior na festa de lançamento da candidatura da ministra do Planejamento ao título de Homem sem Visão de Setembro. A viúva de Celso Daniel é considerada uma HSV vocacional desde janeiro de 2001, quando nem esperou o velório para enxergar um crime comum no assassinato do prefeito de Santo André. E aumentou extraordinariamente o cacife depois de ganhar um empregão na Casa Civil. Vizinha de sala de Erenice Guerra, Miriam nunca viu nada de errado no entra-e-sai dos quadrilheiros chefiados pela melhor amiga de Dilma Rousseff.
A ministra decidiu lançar-se na reta final do primeiro turno por ter considerado muito animadora a repercussão da entrevista coletiva em que discursou sobre a Copa do Mundo de 2014. “Ela achou coisa de craque dizer que o fundamental é secundário, que o irrelevante é prioritário e que as obras que interessam ao povo devem esperar pelas que interessam aos torcedores e aos empreiteiros”, revelou o mesmo assessor. A equipe de campanha também cumprimentou a candidata por ter confessado que, embora seu negócio seja planejamento, ignora quais são os planos para a Copa e o total da gastança.
Além de Miriam Belchior, participam do primeiro turno os campeões Rui Falcão, Márcio Thomaz Bastos, Paulo Passos, Olindo Menezes, Fernando Haddad, Pedro Novais e Sepúlveda Pertence. Oito feras na disputa, leitores-eleitores! A jaula está superlotada! Miriam promete encarar qualquer um para levar o troféu do mês! A enquete do segundo turno começa no dia 26, segunda-feira! Não deixe de votar sem remorso em quem ninguém merece! E que vença o pior!