Grandes imagens de Dorothea Lange
Alexandre Belém Na história da fotografia, muitas mulheres foram pioneiras e uma das mais importantes foi a americana Dorothea Lange (1895-1965). Lange se notabilizou nos anos 1930, quando fez parte da equipe de fotógrafos da Farm Security Administration*. Sua obra se confunde com o fotodocumentarismo social e uma dessas imagens, Mãe Migrante (1936), um ícone da […]
Alexandre Belém
Na história da fotografia, muitas mulheres foram pioneiras e uma das mais importantes foi a americana Dorothea Lange (1895-1965). Lange se notabilizou nos anos 1930, quando fez parte da equipe de fotógrafos da Farm Security Administration*. Sua obra se confunde com o fotodocumentarismo social e uma dessas imagens, Mãe Migrante (1936), um ícone da Grande Depressão, figura em todas as listas das fotos mais importantes de todos os tempos.
Lange era filha de imigrantes alemães e nasceu em Nova York. Nos anos 1920, tinha um estúdio em São Francisco e uma vida estabilizada com marido e filhos. Com a Grande Depressão no auge, depois da quebra das bolsas de valores de Nova York, Lange trocou o estúdio pela fotografia de rua e percorreu mais de 20 estados americanos registrando a pobreza que assolava o interior dos EUA.
Nos anos 1940, documentou os campos de internação para japoneses nos Estados Unidos e continuou fazendo ensaios documentais para revistas como a Life e a Aperture. Em 2008, a rede de televisão CNN fez uma reportagem com Katherine McIntosh, a garota que descansa no ombro da “mãe migrante”. Na época com 4 anos, Katherine ainda lembra de Dorothea Lange perguntando para sua mãe se poderia fotografar a família.
* Farm Security Administration = Orgão criado em 1935, pelo presidente americano Franklin Roosevelt, para ajudar a população de áreas rurais que foram afetadas pela Grande Depressão de 1929. A FSA existiu até 1949 e, para documentar a vida das famílias e cidades, teve uma divisão fotográfica onde se formaram alguns profissionais que se tornariam clássicos, como Walker Evans, Carl Mydans, Gordon Parks e a própria Dorothea Lange. O acervo da FSA é considerado um dos mais importantes registros da vida americana do começo do século XX.
Veja outras fotos de Dorothea Lange no blog Sobre Imagens