Faz 171 dias que Lula foge como o diabo da cruz de perguntas sobre o Caso Rose. Vamos festejar o recorde do Um Sete Um
O Dicionário Houaiss relaciona os seguintes significados para a expressão “um sete um”: 1. aquele que pratica o crime de estelionato; estelionatário 2. pessoa que mente ou que engana outras, com o objetivo de levar vantagem, de explorá-las, ou que não cumpre o que diz ou promete; trapaceiro, vigarista 3. pessoa que fala muito e gosta […]

O Dicionário Houaiss relaciona os seguintes significados para a expressão “um sete um”: 1. aquele que pratica o crime de estelionato; estelionatário 2. pessoa que mente ou que engana outras, com o objetivo de levar vantagem, de explorá-las, ou que não cumpre o que diz ou promete; trapaceiro, vigarista 3. pessoa que fala muito e gosta de contar vantagem, aparentar superioridade, exagerando ou inventando feitos ou qualidades.
Faz 171 dias que o ex-presidente Lula foge como o diabo da cruz de perguntas sobre o caso de polícia em que se meteu ao lado da segunda-dama Rosemary Noronha. É mais que um número. É um artigo do Código Penal. E é, como se vê pelo Houaiss, verbete de dicionário. Tudo somado, é muito justo festejar o novo recorde estabelecido pelo palanque ambulante que só desliga o serviço de som quando sobram culpas e falta álibi.
O comentarista FPenin sugere que sejam divulgadas algumas das incontáveis grafias do número “tão importante para a moralidade na política”. Confiram:
Algarismos arábicos: 1-7-1;
Algarismos romanos: C L X X I;
Francês: UN-SEPT-UN;
Português: UM-SETE-UM;
Inglês: ONE-SEVEN-ONE;
Grego: EN-HEPTA-EN;
Alemão: EINS-SIEBEN-EINS;
Castelhano: UNO-SIETE-UNO;
Latim: UNUS-SEPTEM-UNUS.
A coluna vai encomendar a Carlinhos Brown (e distribuir entre os amigos) um lote de caxirolas que exibirão, num retângulo vermelho,as distintas grafias de UM SETE UM com letras ou algarismos verdes e amarelos. Um dia Lula terá de falar. Os comentaristas saberão como usar as caxirolas.